REFLEXÕES PARA APLICAÇÃO DE UM MODELO DE GESTÃO DE QUALIDADE PARA IES

DSpace Repository

A- A A+

REFLEXÕES PARA APLICAÇÃO DE UM MODELO DE GESTÃO DE QUALIDADE PARA IES

Show simple item record

dc.contributor.author Cei, Nena Geruza
dc.contributor.author Santos, William Carlo Brasil Cei dos
dc.date.accessioned 2012-09-26T19:33:08Z
dc.date.available 2012-09-26T19:33:08Z
dc.date.issued 2004-12-10
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35788
dc.description.abstract O objetivo deste trabalho de pesquisa é identificar, analisar, avaliar e propor um modelo de gestão baseado nos resultados apresentados no Exame Nacional de Cursos (ENC) de 2002, dos programas de graduação em Ciências Contábeis e verificar a existência de padrões de qualidade e excelência entre as Instituições de Ensino Superior-(IES) avaliadas. Através de uma conceituação a partir de uma revisão bibliográfica de educadores e dos órgãos responsáveis pela educação no país, buscou-se definir um norteador para a questão da qualidade do ensino, dessa área de conhecimento no Brasil. Com base nos resultados obtidos no Exame Nacional de Cursos – ENC de 2002, o primeiro ao qual o curso superior de Ciências Contábeis foi submetido, foi elaborada uma análise destes resultados, detectando os fatores determinantes de desempenho no curso. Através da análise crítica de todos estes fatores determinantes tornou-se possível a criação de um modelo de avaliação focado na qualidade como sugestão de avaliação de desempenho que pode auxiliar o gestor das Instituições de Ensino Superior – IES no direcionamento das suas ações e desenvolvimento dos cursos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.title REFLEXÕES PARA APLICAÇÃO DE UM MODELO DE GESTÃO DE QUALIDADE PARA IES pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Nena Geruza Cei - Reflexões para.pdf 381.7Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar