Abstract:
|
O objetivo deste trabalho de pesquisa é identificar, analisar, avaliar e propor um modelo de gestão baseado nos resultados apresentados no Exame Nacional de Cursos (ENC) de 2002, dos programas de graduação em Ciências Contábeis e verificar a existência de padrões de qualidade e excelência entre as Instituições de Ensino Superior-(IES) avaliadas. Através de uma conceituação a partir de uma revisão bibliográfica de educadores e dos órgãos responsáveis pela educação no país, buscou-se definir um norteador para a questão da qualidade do ensino, dessa área de conhecimento no Brasil. Com base nos resultados obtidos no Exame Nacional de Cursos – ENC de 2002, o primeiro ao qual o curso superior de Ciências Contábeis foi submetido, foi elaborada uma análise destes resultados, detectando os fatores determinantes de desempenho no curso. Através da análise crítica de todos estes fatores determinantes tornou-se possível a criação de um modelo de avaliação focado na qualidade como sugestão de avaliação de desempenho que pode auxiliar o gestor das Instituições de Ensino Superior – IES no direcionamento das suas ações e desenvolvimento dos cursos. |