| dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
|
| dc.contributor.advisor |
Andersen, Elenice Maria Larroza |
|
| dc.contributor.author |
Mendes, Alecéia Cristiane |
|
| dc.date.accessioned |
2025-09-24T23:29:54Z |
|
| dc.date.available |
2025-09-24T23:29:54Z |
|
| dc.date.issued |
2025 |
|
| dc.identifier.other |
393858 |
|
| dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/269056 |
|
| dc.description |
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2025. |
|
| dc.description.abstract |
Esta dissertação analisa os efeitos de uma intervenção pedagógica, por meio de oficinas de escrita criativa, na pr?dução de narrativas por alunos do 6º ano do ensino fundamental em uma esc?la pública da Grande Florianópolis. O referencial teórico articula autores c?mo Coelho (2000), Colomer (2017), Alencar (2009), Sant?s (2008) e Matos (2005) e Barbeiro e Pereira (2007), que discutem a importância da literatura infantil e do estímulo à criatividade no ambiente esc?lar para o desenvolvimento de habilidades de escrita. A metodologia ad?tada foi a pesquisa-ação, e a investigação foi estruturada em quatro etapas: fase expl?ratória, planejamento, ação e avaliação, incluindo a aplicação de oficinas e a coleta de textos pr?duzidos antes e depois da intervenção. A proposta de intervenção busc?u desenvolver a criatividade e a competência c?mposicional dos estudantes, a partir da leitura de um conto clássico da literatura infantil, o c?nto ?Os sete corvos?, dos Irmã?s Grimm, e de atividades de sensibilização textual. A comparação entre as produções realizadas antes e dep?is da intervenção revelou progressos n?s resultados, indicando avanços relevantes na qualidade das pr?duções dos alunos, c?m melhorias na construção do enredo, desenv?lvimento de personagens e elaboração de desfech?s coerentes. Observou-se, ainda, um aumento no engajamento e na c?nfiança dos estudantes em relação ao ato de escrever. A pesquisa evidencia, assim, o potencial das oficinas de escrita criativa, quando bem planejadas e c?ntextualizadas, para promover o desenvolvimento da c?mpetência textual e o prazer pela escrita entre estudantes da educação básica. |
|
| dc.description.abstract |
Abstract: This dissertation analyzes the effects of a pedagogical interventi?n, through creative writing workshops, on the pr?duction of narratives by 6th-grade students of a public school in the Greater Florianopolis area. The the?retical framework draws on authors such as C?elho (2000), Colomer (2017), Alencar (2009), Santos (2008) and Mat?s (2005), who discuss the importance of children?s literature and the stimulation of creativity in the sch?ol environment for the devel?pment of writing skills. The adopted methodology, was the research-acti?n and the investigation was structured in four steps: expl?ratory phase, planning, action, and evaluation, including the implementati?n of workshops and the collection of texts pr?duced before and after the intervention. The pr?posal of intervention tried to develop the creativity and the students? c?mpositional competence through the reading of classic children?s literature tales, such as ?The Seven Ravens?, by the Br?thers Grimm, and activities aimed at developing textual sensitivity. The comparison between the pr?ductions from before and after the interventi?n revealed significant progress in the results, indicating notable impr?vements in the quality of the students? works, with optimization of pl?t construction, character development and creati?n of coherent endings. An increase of students? engagement and trust in relation to the act of writing. The research thus highlights the p?tential of creative writing workshops, when well-planned and contextualized, in order to pr?mote the development of textual competence and the pleasure of writing am?ng students of elementary education. |
en |
| dc.format.extent |
137 p.| il., gráfs. |
|
| dc.language.iso |
por |
|
| dc.subject.classification |
Linguística |
|
| dc.subject.classification |
Escrita |
|
| dc.subject.classification |
Criatividade |
|
| dc.subject.classification |
Contos |
|
| dc.title |
O uso do conto maravilhoso como estratégia para o desenvolvimento da escrita criativa em estudantes do sexto ano do ensino fundamental |
|
| dc.type |
Dissertação (Mestrado profissional) |
|