| Title: | A hora do conto na aula de língua portuguesa: uma proposta de intervenção a partir das estratégias de leitura |
| Author: | Araújo, Thayza Farias de Queiroz |
| Abstract: |
Esta pesquisa centra-se no ensino da leitura nas aulas de língua portuguesa com o objetivo de elaborar um Plano de Intervenção Pedagógica que articula a hora do conto às estratégias de leitura, a fim de contribuir para o desenvolvimento da compreensão leitora de estudantes do Ensino Funtamental. A investigação fundamenta-se em Solé (1998), Girotto e Souza (2010), Cosson (2021; 2022), Colomer (2021), entre outros. O problema de pesquisa consiste em como contribuir para o desenvolvimento da compreensão leitora de estudantes do quarto ano, a partir de uma mediação baseada em estratégias de leitura durante a hora do conto. Metodologicamente, a pesquisa, de natureza aplicada, prima pelo tratamento qualitativo dos dados, obtidos pela participação direta dos estudantes envolvidos. A ação interventiva parte da leitura do conto O Reizinho Mandão, de Ruth Rocha, com duas turmas do quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Joinville/SC, perfazendo um total de 23 alunos participantes. Para viabilizar a leitura compreensiva do texto literário, exploraram-se os conhecimentos prévios dos estudantes, relacionando-os à história lida, a outros textos e a diferentes contextos. Os dados foram gerados com base nas gravações dos momentos de leitura. Os principais resultados indicam a importância da mediação leitora a partir das estratégias de leitura, no sentido de favorecer que os alunos explorem conexões, inferências, visualização, questionamento, sumarização e síntese do texto. Além disso, indicam que a relação palavra-imagem é relevante no uso das estrartégias de leitura, especialmente quanto à formulação de hipóteses sobre o enredo, o cenário e os personagens. A leitura oportunizou, ainda, a discussão acerca das ideias centrais da história e inferências sobre o texto com base nas conexões estabelecidas entre o conto lido e outros textos que os alunos conheciam, a realidade de vida deles, bem como com questões do mundo. Abstract: This research focuses on teaching reading in Portuguese language classes with the aim of developing a Pedagogical Intervention Plan that links storytelling time to reading strategies, in order to contribute to the development of reading comprehension among Elementary School students. The investigation is based on Solé (1998), Girotto and Souza (2010), Cosson (2021; 2022), Colomer (2021), among others. The research problem consists of how to contribute to the development of reading comprehension in fourth-grade students, through mediation based on reading strategies during storytelling time. Methodologically, the research, of an applied nature, emphasizes the qualitative treatment of data obtained through the direct participation of the involved students. The intervention action is based on the reading of the story \"O Reizinho Mandão\" by Ruth Rocha, with two fourth-grade classes from a public school in Joinville/SC, totaling 23 participating students. To enable comprehensive reading of the literary text, the students' prior knowledge was explored, relating it to the story read, to other texts, and to different contexts. The data were generated based on recordings of the reading moments. The main results indicate the importance of reading mediation through reading strategies, in order to encourage students to explore connections, inferences, visualization, questioning, summarization, and synthesis of the text. Furthermore, they indicate that the word-image relationship is relevant in the use of reading strategies, especially regarding the formulation of hypotheses about the plot, setting, and characters. The reading also provided an opportunity to discuss the central ideas of the story and make inferences about the text based on the connections established between the story read and other texts the students knew, their life realities, as well as global issues. |
| Description: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/269054 |
| Date: | 2025 |
| Files | Size | Format | View |
|---|---|---|---|
| PPLE0072-D.pdf | 5.505Mb |
View/ |