Fidelidade de implementação das intervenções da estimulação de habilidades socioemocionais de crianças na educação infantil
Author:
Zago, Enzo Avila
Abstract:
A Cognição Social (CS) é um elemento central no desenvolvimento socioemocional e manutenção das relações em sociedade. Nas crianças, mostra-se influenciando sua capacidade de interação, regulação emocional e compreensão das normas sociais. O seguinte estudo teve como objetivo analisar a fidelidade e usabilidade de instrumentos socioemocionais em crianças do último ano da educação infantil a partir da introdução de uma intervenção baseada em jogos e a percepção dos aplicadores (professoras) acerca dos jogos. Participaram 38 professoras atuando no último ano de educação infantil de Florianópolis (SC) e Juiz de Fora (MG). Foram utilizados os jogos "Caçadores de Emoções" e "Trilhas da Vida" como ferramentas pedagógicas para estimular o reconhecimento e a regulação das emoções. A satisfação e fidelidade foram testadas mediante a resposta de um questionário e analisada no software Jamovi. Os instrumentos mostraram-se fidedignos à elaboração.
Description:
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Cieências Humanas. Departamento de Psicologia.