Júri simulado sobre a natureza da luz: uma estratégia para discutir aspectos da natureza da ciência

DSpace Repository

A- A A+

Júri simulado sobre a natureza da luz: uma estratégia para discutir aspectos da natureza da ciência

Show full item record

Title: Júri simulado sobre a natureza da luz: uma estratégia para discutir aspectos da natureza da ciência
Author: Matos, Júlia Bristot
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo analisar de que maneira uma sequência didática, fundamentada na História e Filosofia da Ciência (HFC), que culmina em uma atividade de júri simulado sobre a natureza da luz, pode contribuir para a construção de concepções mais informadas sobre a Natureza da Ciência (NdC). A motivação principal do estudo foi explorar, no ensino médio, os debates históricos e epistemológicos em torno da natureza da luz, os quais envolvem modelos ondulatórios e corpusculares, com vistas a enriquecer o ensino de física moderna e contemporânea. O uso de HFC propicia a abordagem de aspectos de NdC, demonstrando, através de um recorte real, o desenvolvimento do conhecimento científico. A estratégia de aprendizagem ativa de júri simulado, permite aos participantes assumirem o papel de protagonistas do próprio aprendizado, construindo e desconstruindo os argumentos e estimulando o pensamento crítico e reflexivo. A metodologia de análise de dados empregada possui abordagem mista, incluindo a aplicação de questionário, produção de textos e registros de debates entre os estudantes. Os dados obtidos indicam que os estudantes demonstraram uma visão mais informada de natureza da ciência na compreensão de aspectos como a tentatividade do conhecimento científico, o papel da criatividade e a validade de teorias concorrentes. A sequência didática revelou-se frutífera ao promover entendimento mais refinado sobre ciência.Abstract: This dissertation aims to analyze how a didactic sequence, grounded in the History and Philosophy of Science (HPS), culminating in a mock trial activity about the nature of light, can contribute to the development of more informed conceptions about the Nature of Science (NOS). The main motivation behind this study was to explore, at the high school level, the historical and epistemological debates surrounding the nature of light?which involve wave and particle models?with the goal of enriching the teaching of modern and contemporary physics. The use of HPS allows for an approach that includes aspects of NOS by demonstrating, through a real historical context, the development of scientific knowledge. The active learning strategy of a mock trial enables participants to take on a leading role in their own learning, constructing and deconstructing arguments, and fostering critical and reflective thinking. The data analysis methodology used follows a mixed-methods approach, including questionnaires, written assignments, and records of student debates. The collected data indicate that students demonstrated a more informed view of the nature of science, particularly in understanding aspects such as the tentativeness of scientific knowledge, the role of creativity, and the validity of competing theories. The didactic sequence proved fruitful in promoting a more refined understanding of science.
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Florianópolis, 2025.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/268858
Date: 2025


Files in this item

Files Size Format View
PPEF-F0036-D.pdf 13.30Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar