Abstract:
|
Esta pesquisa investiga a Matemática que acontece em oficinas realizadas com crianças no
Ateliê de Matemática, a partir de um encontro com a Arte de Piet Mondrian. O objetivo
central é cartografar as atividades propostas a fim de pensar que Matemática acontece – ou
não – no encontro com as crianças e a Arte. O estudo se desdobra em etapas que incluem o
planejamento e o desenvolvimento das oficinas, a escolha das imagens de Mondrian, a
realização das atividades com as crianças e o acompanhamento do processo. A cartografia é
adotada como uma estratégia metodológica que acompanha o processo de elaboração e
análise das oficinas, criando condições para que possamos mapear as vivências e os afetos
produzidos, tomando-os como lugar de exercício de pensamento. Assim, ao invés de
buscarmos a confirmação de conceitos matemáticos pré-definidos, este trabalho centra sua
atenção na produção de sentidos que as crianças estabelecem ao se produzirem encontros
entre a Arte e a Matemática, apontando os caminhos, as conexões e as brechas que emergem
de forma orgânica e singular. |