Um oficinar com crianças: a arte de Mondrian no Ateliê de Matemática

DSpace Repository

A- A A+

Um oficinar com crianças: a arte de Mondrian no Ateliê de Matemática

Show full item record

Title: Um oficinar com crianças: a arte de Mondrian no Ateliê de Matemática
Author: Martendal, Gabriela dos Santos
Abstract: Esta pesquisa investiga a Matemática que acontece em oficinas realizadas com crianças no Ateliê de Matemática, a partir de um encontro com a Arte de Piet Mondrian. O objetivo central é cartografar as atividades propostas a fim de pensar que Matemática acontece – ou não – no encontro com as crianças e a Arte. O estudo se desdobra em etapas que incluem o planejamento e o desenvolvimento das oficinas, a escolha das imagens de Mondrian, a realização das atividades com as crianças e o acompanhamento do processo. A cartografia é adotada como uma estratégia metodológica que acompanha o processo de elaboração e análise das oficinas, criando condições para que possamos mapear as vivências e os afetos produzidos, tomando-os como lugar de exercício de pensamento. Assim, ao invés de buscarmos a confirmação de conceitos matemáticos pré-definidos, este trabalho centra sua atenção na produção de sentidos que as crianças estabelecem ao se produzirem encontros entre a Arte e a Matemática, apontando os caminhos, as conexões e as brechas que emergem de forma orgânica e singular.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Matemática.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/268766
Date: 2025-08-31


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC - Gabriela dos Santos Martendal.pdf 22.03Mb PDF View/Open TCC - Gabriela dos Santos Martendal

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar