Um oficinar com crianças: a arte de Mondrian no Ateliê de Matemática

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Um oficinar com crianças: a arte de Mondrian no Ateliê de Matemática

Mostrar registro completo

Título: Um oficinar com crianças: a arte de Mondrian no Ateliê de Matemática
Autor: Martendal, Gabriela dos Santos
Resumo: Esta pesquisa investiga a Matemática que acontece em oficinas realizadas com crianças no Ateliê de Matemática, a partir de um encontro com a Arte de Piet Mondrian. O objetivo central é cartografar as atividades propostas a fim de pensar que Matemática acontece – ou não – no encontro com as crianças e a Arte. O estudo se desdobra em etapas que incluem o planejamento e o desenvolvimento das oficinas, a escolha das imagens de Mondrian, a realização das atividades com as crianças e o acompanhamento do processo. A cartografia é adotada como uma estratégia metodológica que acompanha o processo de elaboração e análise das oficinas, criando condições para que possamos mapear as vivências e os afetos produzidos, tomando-os como lugar de exercício de pensamento. Assim, ao invés de buscarmos a confirmação de conceitos matemáticos pré-definidos, este trabalho centra sua atenção na produção de sentidos que as crianças estabelecem ao se produzirem encontros entre a Arte e a Matemática, apontando os caminhos, as conexões e as brechas que emergem de forma orgânica e singular.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Matemática.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/268766
Data: 2025-08-31


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC - Gabriela dos Santos Martendal.pdf 22.03Mb PDF Visualizar/Abrir TCC - Gabriela dos Santos Martendal

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar