Protocolo de identificação de barreiras e facilitadores da permanência de estudantes internacionais no ensino superior brasileiro

DSpace Repository

A- A A+

Protocolo de identificação de barreiras e facilitadores da permanência de estudantes internacionais no ensino superior brasileiro

Show simple item record

dc.contributor UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA pt_BR
dc.contributor.advisor FEITOSA, LIGIA
dc.contributor.author MARTINI, LIDIA
dc.date.accessioned 2025-09-09T14:44:41Z
dc.date.available 2025-09-09T14:44:41Z
dc.date.issued 2025-09-08
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/268549
dc.description Vídeo requerido para o 35º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SIC) sobre o projeto PIBIC 2025. pt_BR
dc.description.abstract A internacionalização do ensino superior é um fenômeno crescente ao redor do mundo, impulsionado pela globalização e pelos avanços teórico-metodológicos da multiculturalidade, assim como das tecnologias de ensino. Com o avanço dos processos de internacionalização, aumentaram também o número de estudantes internacionais nas universidades federais brasileiras. No entanto, as condições e estruturas educacionais ofertadas a estudantes internacionais no Brasil são frequentemente insuficientes para suas necessidades, afetando sua garantia de permanência e seu sucesso acadêmico. Além disso, estudantes de origens e recursos diversos sofrem com barreiras burocráticas e discriminação, além da falta de facilitadores importantes, como redes de suporte pessoal e apoio pedagógico. Com fins de mapear os fatores relevantes e obter dados para o delineamento de políticas públicas nas universidades federais brasileiras, foi desenvolvido o instrumento psicométrico denominado “Protocolo de Identificação Barreiras e Facilitadores de Permanência de Estudantes Internacionais (PIPEI)”. O estudo metodológico misto envolveu etapas qualitativas e quantitativas para a construção e validação de um protocolo institucional voltado à identificação de barreiras e facilitadores da integração de estudantes internacionais em universidades brasileiras. Ele incluiu três etapas: (I) fundamentação teórica e elaboração dos itens com base em revisão da literatura, assim como entrevistas semiestruturadas com estudantes internacionais; (II) validação de conteúdo por meio de análise de docentes e especialistas e análise semântica com amostra de estudantes; (III) validação psicométrica com amostra expandida. O instrumento final apresentou 30 itens distribuídos em cinco domínios: motivos para estudar no país; suporte social e familiar; experiência acadêmica; apoio institucional; e relações étnico-raciais e território. Ele foi distribuído para levantamento de dados em universidades federais brasileiras, com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos sob número 80166124.5.0000.0121. Os resultados preliminares apresentaram 175 respostas de alunos da rede federal. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Ensino Superior pt_BR
dc.subject Estudantes Internacionais pt_BR
dc.subject Protocolo pt_BR
dc.subject Integração pt_BR
dc.subject Universidade pt_BR
dc.title Protocolo de identificação de barreiras e facilitadores da permanência de estudantes internacionais no ensino superior brasileiro pt_BR
dc.type video pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
Vídeo SIC.mp4 81.01Mb MPEG-4 video View/Open Vídeo sobre o Projeto PIBIC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar