Matemáticos miseráveis: uma articulação entre teatro épico, educação matemática, e história da matemática a partir da vida de Évariste Galois

DSpace Repository

A- A A+

Matemáticos miseráveis: uma articulação entre teatro épico, educação matemática, e história da matemática a partir da vida de Évariste Galois

Show full item record

Title: Matemáticos miseráveis: uma articulação entre teatro épico, educação matemática, e história da matemática a partir da vida de Évariste Galois
Author: Mafra, Beatriz Bonelli
Abstract: O objetivo do presente trabalho é criar uma dramaturgia de Teatro Épico que contempla uma compreensão histórica e social da vida de Évariste Galois para além de seus mitos. Para alcançar esse objetivo geral, temos como objetivos específicos interpretar a história de Galois através de seu contexto sócio-cultural; analisar a articulação teatro e educação matemática; compreender o Teatro Épico; e, ao final, justificar criticamente a dramaturgia elaborada. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a relação teatro e educação matemática, uma investigação sobre a história de Évariste Galois com ênfase em seu contexto político, e, por fim, foram articulados esses estudos com a concepção de Teatro Épico. Finalmente, o Teatro Épico de Bertolt Brecht se mostrou um importante elemento para contar essa história que traz paralelos com questões ainda presentes na sociedade, como a democratização do conhecimento matemático e a importância do trabalho coletivo na transformação social.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Matemática.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/267821
Date: 2024-12-10


Files in this item

Files Size Format View
TCC_BeatrizMafra_PDFA.pdf 1.229Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar