Matemáticos miseráveis: uma articulação entre teatro épico, educação matemática, e história da matemática a partir da vida de Évariste Galois
Mostrar el registro completo del ítem
|
Título:
|
Matemáticos miseráveis: uma articulação entre teatro épico, educação matemática, e história da matemática a partir da vida de Évariste Galois |
|
Autor:
|
Mafra, Beatriz Bonelli
|
|
Resumen:
|
O objetivo do presente trabalho é criar uma dramaturgia de Teatro Épico que contempla uma compreensão histórica e social da vida de Évariste Galois para além de seus mitos. Para alcançar esse objetivo geral, temos como objetivos específicos interpretar a história de Galois através de seu contexto sócio-cultural; analisar a articulação teatro e educação matemática; compreender o Teatro Épico; e, ao final, justificar criticamente a dramaturgia elaborada. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a relação teatro e educação matemática, uma investigação sobre a história de Évariste Galois com ênfase em seu contexto político, e, por fim, foram articulados esses estudos com a concepção de Teatro Épico. Finalmente, o Teatro Épico de Bertolt Brecht se mostrou um importante elemento para contar essa história que traz paralelos com questões ainda presentes na sociedade, como a democratização do conhecimento matemático e a importância do trabalho coletivo na transformação social. |
|
Descripción:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Matemática. |
|
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/267821
|
|
Fecha:
|
2024-12-10 |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
Mostrar el registro completo del ítem