Sensibilização com/na natureza: um estudo no contexto da educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC

DSpace Repository

A- A A+

Sensibilização com/na natureza: um estudo no contexto da educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Borges, Marcelo Gules
dc.contributor.author Zanette, Maristela
dc.date.accessioned 2025-08-28T23:31:04Z
dc.date.available 2025-08-28T23:31:04Z
dc.date.issued 2025
dc.identifier.other 393455
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/267746
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2025.
dc.description.abstract A presente pesquisa tem por objetivo aprofundar os estudos e reflexões acerca da Sensibilização com/na Natureza na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (RMEF). Pretendemos analisar como a natureza tem sido implementada nos documentos orientadores municipais da Educação Infantil, nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP?s) e nas práticas educacionais-pedagógicas no contexto de três Núcleos de Educação Infantil Municipais (NEIM?s) do município. Buscamos também conhecer, analisar e compreender os desafios e as potencialidades encontradas nas práticas educacionais-pedagógicas envolvendo a natureza nos contextos educativos através da observação participante, registros no diário de campo, análise de questionários escritos e conversas cotidianas. Uma pesquisa empírico-teórica, de metodologia qualitativa. Partindo da Hermenêutica de Gadamer (1999) e da Teoria Interpretativa de Ricouer (1976), foi possível demarcar três grandes dimensões de análise da pesquisa: Política ? ?a interação com/na natureza como um direito humano? (Silva; Tiriba, 2014, p. 43); ?o convívio com a natureza como direito das crianças? (Tiriba, 2023, p. 38); Educacional-Pedagógica ? alguns dos fatores potencializadores/facilitadores que contribuem à Sensibilização com/na Natureza, bem como os delimitadores/desafiadores que interferem em alguns aspectos ou até mesmo inviabilizam determinadas ações educacionais-pedagógicas nos contextos educativos; Formativa: a necessidade de formação continuada das profissionais docentes. Embora essas categorias tenham sido apresentadas de maneira individual na sua forma escrita, a Sensibilização com/na Natureza precisa ser contextualizada de maneira cíclica, contínua, interconectada nos contextos educativos. Pretendemos com a pesquisa, produzir conhecimentos significativos para que, aos poucos e continuamente, possam contribuir na formação inicial e continuada das profissionais docentes, incentivando-as orientando-as para a promoção de práticas educacionais-pedagógicas contemporâneas de relevância local e global, na perspectiva de Sensibilização com/na Natureza.
dc.description.abstract Abstract: This research aims to deepen studies and reflections on Awareness With/In Nature in Early Childhood Education within the Municipal Education Network of Florianópolis (RMEF). We intend to analyze how nature has been implemented in the guiding municipal documents for Early Childhood Education and in the Political-Pedagogical Projects (PPPs) of three Municipal Early Childhood Education Centers (NEIMs) in the city. We also seek to understand, analyze, and comprehend the challenges and potentialities found in educational-pedagogical practices involving nature in educational contexts through participant observation, field diary notes, analysis of sorver, and everyday conversations. An empirical-theoretical research, based on a qualitative methodology. Drawing on Gadamer?s Hermeneutics (1999) and Ricouer?s Interpretative Theory (1976), it was possible to outline three major dimensions of analysis in the research: Political ? ?interaction with/in nature as a human right? (Silva; Tiriba, 2014, p. 43); ?living with nature as a right of children? (Tiriba, 2023, p. 38); Educational-Pedagogical ? some of the enabling/facilitating factors that contribute to Awareness with/in Nature, as well as the limiting/challenging factors that interfere with certain aspects or even render specific educational-pedagogical actions unfeasible in educational contexts; Formative ? the need for continuous professional development of teachers. Although these categories were presented individually in their written form, Awareness with/in Nature needs to be contextualized in a cyclical, continuous, and interconnected way within educational contexts. Through this research, we aim to produce meaningful knowledge that, gradually and continuously, may contribute to both initial and continuing teacher education, encouraging and guiding them towards the promotion of contemporary educational-pedagogical practices of local and global relevance, within the perspective of Awareness with/in Nature. en
dc.format.extent 316 p.| il., tabs.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Educação
dc.subject.classification Natureza
dc.subject.classification Educação infantil
dc.title Sensibilização com/na natureza: um estudo no contexto da educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC
dc.type Dissertação (Mestrado)


Files in this item

Files Size Format View
PEED1824-D.pdf 21.14Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar