Diagnóstico Empresarial Aplicado à Empresa Floripa Pet Shop

DSpace Repository

A- A A+

Diagnóstico Empresarial Aplicado à Empresa Floripa Pet Shop

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Pacheco, Andressa Sasaki Vasques
dc.contributor.author Justino, Maria de Fatima
dc.contributor.author Bosse, Barbara Fortkamp
dc.date.accessioned 2025-07-10T20:58:10Z
dc.date.available 2025-07-10T20:58:10Z
dc.date.issued 2025-07-09
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/266238
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho teve como objetivo, apresentar e descrever o cenário atual do segmento pet no Brasil, trazendo dados acerca de sua evolução nos últimos anos, e esclarecendo a importância de uma gestão estratégica no desenvolvimento dos negócios, além de citar seus principais desafios. A pesquisa analisou o ambiente interno do Floripa Pet Shop e suas práticas de gestão atuais, que norteiam as tomadas de decisão e a administração da equipe. Com abordagem aplicada, foram utilizadas ferramentas estratégicas, como a análise SWOT, que mede as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, e Matriz GUT, utilizada para priorizar questões emergentes do negócio, além de questionários direcionados aos colaboradores e gestores da empresa. Como resultado do diagnóstico destacaram- se, a inexistência de um planejamento estratégico e algumas falhas na gestão de pessoas. Para tanto, propôs-se como plano de ação um planejamento estratégico, tendo como objetivo as práticas de gestão de pessoas, como estruturação do processo de comunicação interna e retenção de talentos, para início a partir de agosto de 2025. De maneira geral, o estudo em questão oferece à empresa ferramentas, análises e planos, que auxiliam na gestão e planejamento organizacional. Servindo ainda como apoio à outras pequenas empresas, que apresentem desafios semelhantes. Os resultados obtidos demonstram que, com um planejamento estratégico e processos bem estruturados, mesmo uma empresa de pequeno porte, com recursos limitados, tem capacidade de melhorar sua competitividade e desempenho organizacional. pt_BR
dc.format.extent 69 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Diagnóstico empresarial pt_BR
dc.subject Pet Shop pt_BR
dc.subject Planejamento Estratégico pt_BR
dc.title Diagnóstico Empresarial Aplicado à Empresa Floripa Pet Shop pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
Trabalho_TCC_Ve ... rbara_e_Maria_assinado.pdf 1.124Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar