Abstract:
|
O presente trabalho teve como objetivo, apresentar e descrever o cenário atual do
segmento pet no Brasil, trazendo dados acerca de sua evolução nos últimos anos, e
esclarecendo a importância de uma gestão estratégica no desenvolvimento dos
negócios, além de citar seus principais desafios. A pesquisa analisou o ambiente
interno do Floripa Pet Shop e suas práticas de gestão atuais, que norteiam as
tomadas de decisão e a administração da equipe. Com abordagem aplicada, foram
utilizadas ferramentas estratégicas, como a análise SWOT, que mede as forças,
fraquezas, oportunidades e ameaças, e Matriz GUT, utilizada para priorizar questões
emergentes do negócio, além de questionários direcionados aos colaboradores e
gestores da empresa. Como resultado do diagnóstico destacaram- se, a inexistência
de um planejamento estratégico e algumas falhas na gestão de pessoas. Para tanto,
propôs-se como plano de ação um planejamento estratégico, tendo como objetivo as
práticas de gestão de pessoas, como estruturação do processo de comunicação
interna e retenção de talentos, para início a partir de agosto de 2025. De maneira
geral, o estudo em questão oferece à empresa ferramentas, análises e planos, que
auxiliam na gestão e planejamento organizacional. Servindo ainda como apoio à
outras pequenas empresas, que apresentem desafios semelhantes. Os resultados
obtidos demonstram que, com um planejamento estratégico e processos bem
estruturados, mesmo uma empresa de pequeno porte, com recursos limitados, tem
capacidade de melhorar sua competitividade e desempenho organizacional. |