dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ivan, Luiz de Medeiros |
|
dc.contributor.author |
Artur, Garcia Neuhaus |
|
dc.contributor.author |
Artur, Garcia Neuhaus |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-08T00:37:19Z |
|
dc.date.available |
2025-07-08T00:37:19Z |
|
dc.date.issued |
2025-07-03 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/265998 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Design de Produto. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A crescente substituição de experiências manuais por tempo de tela na infância, associada à
perda de criatividade e de memórias afetivas, motivou este Trabalho de Conclusão de Curso,
que apresenta o Fuba: um kit de construção infantil voltado a crianças de cinco a nove anos. O
projeto adota o modelo do Duplo Diamante para investigar o problema, definir requisitos e
desenvolver soluções, embasando-se em metodologias pedagógicas como Piaget, Montessori,
Reggio Emilia e Waldorf, além de pesquisas de campo em escolas e entrevistas com famílias.
O resultado é um sistema modular composto por bastões de pinus, conectores impressos em
PLA com reforço metálico interno, ferramentas seguras para transformar papelão, tecidos e
cordas em componentes construtivos, e um módulo de luminária LED recarregável via USB-C,
todos compatíveis por meio de roscas padronizadas. A fabricação digital local viabiliza lotes
reduzidos, customização rápida e uso de materiais de baixa pegada ambiental, enquanto a
padronização dos encaixes garante durabilidade e expansão futura. Testes com o público-alvo
confirmaram facilidade de montagem sem ferramentas externas, estímulo significativo à
autonomia criativa e fortalecimento dos vínculos familiares durante o brincar. Conclui-se que
o Fuba oferece uma alternativa tangível ao uso passivo de telas, combinando sustentabilidade,
acessibilidade tecnológica e princípios educacionais para promover desenvolvimento integral e
geração de memórias afetivas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Excessive screen exposure in childhood has been associated with reduced hands-on creativity
and weaker affective memory formation. Addressing this issue, the present undergraduate thesis
introduces Fuba, a modular construction kit for children aged five to nine. The project followed
the Double Diamond design framework, supported by pedagogical principles from Piaget,
Montessori, Reggio Emilia and Waldorf, as well as field research in schools and interviews
with families. Fuba integrates pinus dowels, PLA connectors internally reinforced with steel
screws, child-safe tools that transform post-consumer cardboard, fabrics and ropes into
construction elements, and a USB-C rechargeable LED lighting module; all parts share a
standardized screw interface that enables rapid assembly, durability and future expansion. Local
digital fabrication allows small-batch production, rapid customization and low environmental
impact. User testing confirmed easy tool-free assembly, significant gains in creative autonomy
and stronger family engagement during play. The study concludes that Fuba offers a tangible
alternative to passive screen use by uniting sustainability, accessible technology and active
learning principles to foster integral development and the creation of lasting affective
memories. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Brinquedo educativo |
pt_BR |
dc.subject |
Fabricação Digital |
pt_BR |
dc.subject |
Sustentabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Criatividade |
pt_BR |
dc.title |
Fuba: Módulos de construção que auxiliam no brincar livre. Um brinquedo para fazer bagunça e criar memórias. |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |