Title: | Fuba: Módulos de construção que auxiliam no brincar livre. Um brinquedo para fazer bagunça e criar memórias. |
Author: | Artur, Garcia Neuhaus; Artur, Garcia Neuhaus |
Abstract: |
A crescente substituição de experiências manuais por tempo de tela na infância, associada à perda de criatividade e de memórias afetivas, motivou este Trabalho de Conclusão de Curso, que apresenta o Fuba: um kit de construção infantil voltado a crianças de cinco a nove anos. O projeto adota o modelo do Duplo Diamante para investigar o problema, definir requisitos e desenvolver soluções, embasando-se em metodologias pedagógicas como Piaget, Montessori, Reggio Emilia e Waldorf, além de pesquisas de campo em escolas e entrevistas com famílias. O resultado é um sistema modular composto por bastões de pinus, conectores impressos em PLA com reforço metálico interno, ferramentas seguras para transformar papelão, tecidos e cordas em componentes construtivos, e um módulo de luminária LED recarregável via USB-C, todos compatíveis por meio de roscas padronizadas. A fabricação digital local viabiliza lotes reduzidos, customização rápida e uso de materiais de baixa pegada ambiental, enquanto a padronização dos encaixes garante durabilidade e expansão futura. Testes com o público-alvo confirmaram facilidade de montagem sem ferramentas externas, estímulo significativo à autonomia criativa e fortalecimento dos vínculos familiares durante o brincar. Conclui-se que o Fuba oferece uma alternativa tangível ao uso passivo de telas, combinando sustentabilidade, acessibilidade tecnológica e princípios educacionais para promover desenvolvimento integral e geração de memórias afetivas. Excessive screen exposure in childhood has been associated with reduced hands-on creativity and weaker affective memory formation. Addressing this issue, the present undergraduate thesis introduces Fuba, a modular construction kit for children aged five to nine. The project followed the Double Diamond design framework, supported by pedagogical principles from Piaget, Montessori, Reggio Emilia and Waldorf, as well as field research in schools and interviews with families. Fuba integrates pinus dowels, PLA connectors internally reinforced with steel screws, child-safe tools that transform post-consumer cardboard, fabrics and ropes into construction elements, and a USB-C rechargeable LED lighting module; all parts share a standardized screw interface that enables rapid assembly, durability and future expansion. Local digital fabrication allows small-batch production, rapid customization and low environmental impact. User testing confirmed easy tool-free assembly, significant gains in creative autonomy and stronger family engagement during play. The study concludes that Fuba offers a tangible alternative to passive screen use by uniting sustainability, accessible technology and active learning principles to foster integral development and the creation of lasting affective memories. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Design de Produto. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/265998 |
Date: | 2025-07-03 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
PCC_ArturNeuhaus.pdf | 7.848Mb |
View/ |
TCC |