dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
|
dc.contributor.advisor |
Pozzebon, Eliane |
|
dc.contributor.author |
Catâneo, Matheus Venos da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2025-05-08T23:26:31Z |
|
dc.date.available |
2025-05-08T23:26:31Z |
|
dc.date.issued |
2025 |
|
dc.identifier.other |
391552 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264937 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2025. |
|
dc.description.abstract |
O WorkWise é uma plataforma de realidade virtual desenvolvida para auxiliar alunos do ensino médio na exploração vocacional, proporcionando experiências imersivas e interativas que permitem a vivência prática de diferentes carreiras na área da tecnologia da informação. A escolha profissional é um desafio para muitos jovens, influenciada por fatores como falta de informação sobre as profissões, influência de terceiros e ausência de contato com a prática profissional antes do ingresso no ensino superior. Neste contexto, a realidade virtual surge como uma solução inovadora, capaz de aproximar os estudantes do cotidiano das profissões e reduzir a incerteza na tomada de decisão. O objetivo deste trabalho é investigar como a realidade virtual pode impactar o processo de escolha profissional e contribuir para a redução da evasão universitária, promovendo uma experiência mais autêntica e informativa sobre o mercado de trabalho. Para isso, a pesquisa seguiu uma abordagem exploratória e qualitativa, combinando revisão bibliográfica, desenvolvimento de um jogo sério para realidade virtual e sua aplicação prática com alunos de uma escola pública. O software foi desenvolvido na Unity 3D para o dispositivo Meta Quest, utilizando modelagem 3D e simulação de ambientes profissionais realistas. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários aplicados antes e depois da utilização a ferramenta, permitindo avaliar seu impacto na motivação, no engajamento e na compreensão dos participantes sobre as carreiras simuladas. Os resultados indicam que a plataforma proporcionou maior clareza na escolha profissional, aumentou o interesse dos alunos pelas áreas exploradas e demonstrou o potencial da realidade virtual como ferramenta complementar à orientação vocacional e ao ensino tradicional. Assim, este trabalho reforça a importância da adoção de novas tecnologias educacionais no apoio ao desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes. |
|
dc.description.abstract |
Abstract: WorkWise is a virtual reality platform designed to assist high school students in career exploration by providing immersive and interactive experiences that allow them to engage with different professions in the field of information technology. Career choice is a challenge for many young individuals, influenced by factors such as a lack of information about professions, external influences, and the absence of hands-on experience before entering higher education. In this context, virtual reality emerges as an innovative solution, bridging the gap between students and professional environments, reducing uncertainty in decision-making. The objective of this study is to investigate how virtual reality can impact career choice and contribute to reducing university dropout rates by offering a more authentic and informative experience of the job market. To achieve this, the research followed an exploratory and qualitative approach, combining a literature review, the development of a serious game for virtual reality, and its practical application with students from a public school. The software was developed using Unity 3D for the Meta Quest device, incorporating 3D modeling and realistic simulations of professional environments. Data collection was conducted through questionnaires administered before and after the use of the tool, allowing for an assessment of its impact on students' motivation, engagement, and understanding of the professions presented. The results indicate that the platform provided greater clarity in career decision-making, increased student interest in the explored fields, and demonstrated the potential of virtual reality as a complementary tool for career guidance and traditional education. Thus, this study highlights the importance of adopting new educational technologies to support students' academic and professional development. |
en |
dc.format.extent |
137 p.| il., gráfs. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.subject.classification |
Tecnologia da informação e da comunicação |
|
dc.subject.classification |
Realidade virtual |
|
dc.subject.classification |
Orientação profissional |
|
dc.subject.classification |
Educação tecnológica |
|
dc.subject.classification |
Transformação digital |
|
dc.subject.classification |
Estudantes do ensino médio |
|
dc.title |
Workwise: uma plataforma imersiva em realidade virtual para exploração e motivação vocacional no ensino médio |
|
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
|
dc.contributor.advisor-co |
Sobieranski, Antonio Carlos |
|