dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Borba, Julian |
|
dc.contributor.author |
Blatt, Arthur Afonso |
|
dc.date.accessioned |
2025-05-08T12:34:41Z |
|
dc.date.available |
2025-05-08T12:34:41Z |
|
dc.date.issued |
2024-12-19 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264924 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo investiga o papel das tecnologias digitais, em especial das mídias
sociais, nas campanhas políticas e nos processos eleitorais no Brasil. A partir de
uma revisão da literatura composta por 29 estudos selecionados em duas
coletâneas de centros de pesquisa relevantes na área, analisa-se como as
inovações tecnológicas vêm transformando a comunicação política e impactando o
contexto democrático. Tomando como ponto de partida a campanha presidencial de
Barack Obama, em 2008 — frequentemente considerada um marco no uso
estratégico das mídias digitais —, o trabalho busca acompanhar a evolução e a
apropriação das plataformas digitais nas campanhas eleitorais brasileiras. A análise
proposta reflete sobre as implicações da comunicação de massa e digital no cenário
político contemporâneo, contribuindo para o campo da democracia digital ao
oferecer uma síntese crítica da literatura existente, com ênfase nas plataformas
utilizadas. Assim, amplia-se a compreensão sobre o uso estratégico das mídias
sociais por atores políticos no contexto eleitoral brasileiro. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This study investigates the role of digital technologies, particularly social media, in
political campaigns and electoral processes in Brazil. Based on a literature review of
29 studies drawn from two collections of research centers relevant to the field, the
analysis explores how technological innovations have transformed political
communication and influenced the democratic context. Taking the 2008 presidential
campaign of Barack Obama — often considered a turning point in the strategic use of
digital media — as a starting point, the study traces the evolution and appropriation
of digital platforms in Brazilian electoral campaigns. The analysis reflects on the
implications of mass and digital communication in contemporary politics, contributing
to the field of digital democracy by offering a critical synthesis of existing literature,
with an emphasis on the platforms used. In doing so, it broadens the understanding
of the strategic use of social media by political actors in the Brazilian electoral
context. |
pt_BR |
dc.format.extent |
64 páginas |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Mídias sociais, Campanhas eleitorais, Democracia digital, Comunicação política |
pt_BR |
dc.title |
Internet e Eleições no Brasil: Um mapeamento bibliográfico sobre o uso de mídias sociais como ferramenta político-eleitoral. |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |