Internet e Eleições no Brasil: Um mapeamento bibliográfico sobre o uso de mídias sociais como ferramenta político-eleitoral.

DSpace Repository

A- A A+

Internet e Eleições no Brasil: Um mapeamento bibliográfico sobre o uso de mídias sociais como ferramenta político-eleitoral.

Show full item record

Title: Internet e Eleições no Brasil: Um mapeamento bibliográfico sobre o uso de mídias sociais como ferramenta político-eleitoral.
Author: Blatt, Arthur Afonso
Abstract: Este estudo investiga o papel das tecnologias digitais, em especial das mídias sociais, nas campanhas políticas e nos processos eleitorais no Brasil. A partir de uma revisão da literatura composta por 29 estudos selecionados em duas coletâneas de centros de pesquisa relevantes na área, analisa-se como as inovações tecnológicas vêm transformando a comunicação política e impactando o contexto democrático. Tomando como ponto de partida a campanha presidencial de Barack Obama, em 2008 — frequentemente considerada um marco no uso estratégico das mídias digitais —, o trabalho busca acompanhar a evolução e a apropriação das plataformas digitais nas campanhas eleitorais brasileiras. A análise proposta reflete sobre as implicações da comunicação de massa e digital no cenário político contemporâneo, contribuindo para o campo da democracia digital ao oferecer uma síntese crítica da literatura existente, com ênfase nas plataformas utilizadas. Assim, amplia-se a compreensão sobre o uso estratégico das mídias sociais por atores políticos no contexto eleitoral brasileiro.This study investigates the role of digital technologies, particularly social media, in political campaigns and electoral processes in Brazil. Based on a literature review of 29 studies drawn from two collections of research centers relevant to the field, the analysis explores how technological innovations have transformed political communication and influenced the democratic context. Taking the 2008 presidential campaign of Barack Obama — often considered a turning point in the strategic use of digital media — as a starting point, the study traces the evolution and appropriation of digital platforms in Brazilian electoral campaigns. The analysis reflects on the implications of mass and digital communication in contemporary politics, contributing to the field of digital democracy by offering a critical synthesis of existing literature, with an emphasis on the platforms used. In doing so, it broadens the understanding of the strategic use of social media by political actors in the Brazilian electoral context.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264924
Date: 2024-12-19


Files in this item

Files Size Format View
TCC_-_Final_-In ... leitoral._Arthur_Blatt.pdf 1.030Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar