Title: | Crianças produzindo vida: uma cartografia sobre infâncias e violências na escola |
Author: | Souza, Maria Eduarda de |
Abstract: |
A cartografia que aqui se desdobra apresenta cenas das vidas e das violências que atravessam as crianças da escola situada na comunidade da Serrinha, em Florianópolis. Sua tessitura é entrelaçada por múltiplas linhas: as histórias contadas, os sentidos tecidos pelas crianças, os questionamentos sobre os lugares ocupados pela escola, pela pesquisadora e pelas estruturas que sustentam desigualdades. A Filosofia da Diferença se tornou uma linha rizomática de diálogo com os estudos decoloniais sobre a infância, desafiando perspectivas universalistas e adultocêntricas e propondo uma compreensão plural, situada, enraizada nas especificidades culturais, sociais e históricas. Neste tecido analítico, as reflexões de Foucault, Fanon, Chauí, Butler e Mbembe ressoam, iluminando as nuances das violências, enquanto também apontam para as tramas do cuidado, da resistência e da reinvenção. A cartografia aqui realizada não busca apenas mapear as violências, mas registrar as narrativas dessas crianças, suas experiências, e as formas como elas se relacionam com o mundo ao seu redor. Ela permite compreender as dinâmicas de exclusão e poder que permeiam o ambiente escolar e a comunidade em que essas crianças vivem, e revela como, mesmo diante de tantas adversidades, elas encontram maneiras de ressignificar suas experiências, inventando novas possibilidades de vida. As violências mapeadas não se limitam ao espaço da escola, mas se estendem à comunidade, refletindo as ausências de acesso e garantia de direitos, os estigmas e as precariedades que moldam as vidas dessas crianças. No entanto, o que se destaca, com força, são as narrativas das crianças, que não apenas falam das dores e das violências, mas também expressam gestos de cuidado, de proteção e formas criativas de reinventar suas trajetórias. Portanto, esta cartografia não se restringe a um diagnóstico das violências, mas busca, sobretudo, valorizar as singularidades das histórias dessas crianças e vislumbrar caminhos éticos e inclusivos que reconheçam as crianças como produtoras de vida. Abstract: The cartography that unfolds here presents scenes from the lives and the violence that traverses the children of the school located in the Serrinha community, in Florianópolis. Its texture is interwoven with multiple threads: the stories told, the meanings woven by the children, and the questions about the places occupied by the school, the researcher, and the structures that sustain inequalities. The Philosophy of Difference has become a rhizomatic line of dialogue with decolonial studies on childhood, challenging universalist and adult-centric perspectives and proposing a plural, situated understanding, rooted in cultural, social, and historical specificities. Within this analytical fabric, the reflections of Foucault, Fanon, Chauí, Butler, and Mbembe resonate, illuminating the nuances of violence while also pointing to the threads of care, resistance, and reinvention. The cartography carried out here does not seek merely to map violence but to record the narratives of these children, their experiences, and how they relate to the world around them. It allows for an understanding of the dynamics of exclusion and power that permeate the school environment and the community in which these children live, revealing how, even in the face of so many adversities, they find ways to reframe their experiences, inventing new possibilities for life. The mapped violence is not limited to the school space but extends to the community, reflecting the lack of access and guarantees of rights, the stigmas, and the precarious conditions that shape these children's lives. However, what stands out most strongly are the children's narratives, which not only speak of pain and violence but also express gestures of care, protection, and creative ways of reinventing their trajectories. Therefore, this cartography is not restricted to a diagnosis of violence; rather, it seeks, above all, to value the singularities of these children's stories and to envision ethical and inclusive paths that recognize children as producers of life. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2025. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264917 |
Date: | 2025 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEED1806-D.pdf | 1.700Mb |
View/ |