A coletividade em Makarenko: contribuições para a formação humana na atualidade

DSpace Repository

A- A A+

A coletividade em Makarenko: contribuições para a formação humana na atualidade

Show full item record

Title: A coletividade em Makarenko: contribuições para a formação humana na atualidade
Author: Machado, Valdirene Soares
Abstract: Este trabalho se propõe discutir a categoria coletividade a partir do trabalho educativo de Makarenko (1888-1939). Makarenko foi um educador ucraniano que desenvolveu seu trabalho educativo no calor da Revolução Russa, uma revolução marcada pelos interesses coletivos e pelo trabalho escolar voltado à coletividade. Compreendemos que o ser humano se educa social e coletivamente, mas contraditoriamente, vivemos em uma sociedade, a de capitalismo contemporâneo, onde vigoram interesses individualistas e privatistas em escala global, com alta centralização e concentração do poder e da riqueza. A profunda desigualdade social, os dramáticos problemas ambientais e urbanos, o racismo, o machismo, a migração forçada, são expressões de que vigoram relações em que as necessidades e interesses coletivos não podem prevalecer. Neste contexto social crescentemente contraditório, emergem as lutas sociais pautadas pelas necessidades primordiais: trabalho, moradia, escola, direitos humanos, transformação social. As condições básicas para a vida social somente se tornam acessíveis por meio de lutas coletivas empreendidas diariamente. O interesse pelo estudo da categoria coletividade tem origem na atividade da pesquisadora junto às lutas dos trabalhadores Sem Terra, espaço este onde a coletividade emerge como uma necessidade e um horizonte e, particularmente, outro modo de formação humana. Neste sentido, inquirimos acerca da atualidade da categoria coletividade para a educação de nosso tempo. A metodologia da pesquisa consistiu em estudos sobre a coletividade em teses em educação, estudos bibliográficos na obra de Makarenko, notadamente no livro Poema pedagógico, sua obra de referência e a coletânea de textos do autor na língua espanhola, organizada por Kumarin, intitulada ?La colectividad y la educación de la personalidad?. Analisamos como a coletividade vai sendo construída nas colônias educativas por ele dirigidas, com destaque para elementos como a livre adesão dos sujeitos; objetivos vinculados a noção de utilidade social; o trabalho como atividade articuladora; definições de ações em comum via órgãos de direção, disciplina e responsabilidade; a avaliação permanente; a autogestão do processo; a arte a cultura e os insumos indivisíveis. O trabalho empreendido por Makarenko é inspirador para a construção da educação sob novas bases, sendo a coletividade compreendida como uma grande pedagoga. Concluímos que é em contexto de luta social que a coletividade pode emergir como uma potência educacional radical. Nos tempos atuais em que a destruição ambiental e social se coloca como experiência cotidiana, a coletividade emerge como uma necessidade e como possibilidade para responder aos desafios da vida social e para educação de perspectiva emancipatória.Abstract: This study aims to discuss the concept of collectivity through the educational work of Makarenko (1888?1939). Makarenko was a Ukrainian educator who developed his educational practice during the russian revolution, a movement marked by collective interests and schoolwork focused on community values. We understand that human beings are educated socially and collectively; however, we live in a society ? shaped by contemporary capitalism ? where individualistic and privatized interests prevail on a global scale, with a high concentration of power and wealth. Deep social inequality, severe environmental and urban issues, racism, sexism, and forced migration are expressions of relationships in which collective needs and interests are unable to prevail. In this increasingly contradictory social context, social struggles emerge, driven by fundamental needs: work, housing, education, human rights, and social transformation. The basic conditions for social life become accessible only through daily collective efforts. The interest in studying the concept of collectivity stems from the researcher?s engagement with the struggles of the landless workers' movement, a space where collectivity emerges as both a necessity and a horizon, and particularly as a distinct mode of human development. In this sense, we inquire about the relevance of the concept of collectivity for contemporary education. The research methodology consisted of studying collectivity in educational theses and conducting bibliographic studies of Makarenko?s work ? notably the book Pedagogical Poem, his seminal work, and a collection of his texts in spanish, organized by Kumarin, titled la colectividad y la educación de la personalidad. We analyzed how collectivity was constructed in the educational communes he directed, highlighting elements such as the free adherence of individuals; objectives linked to the notion of social utility; work as an integrating activity; the definition of common actions through management bodies, discipline, and responsibility; continuous evaluation; self-management of the process; as well as art, culture, and shared resources. Makarenko?s work inspires the construction of education on new foundations, where collectivity is understood as a profound pedagogical force. We conclude that it is in the context of social struggle that collectivity can emerge as a radical educational power. in today?s world, where environmental and social destruction are daily experiences, collectivity emerges as both a necessity and a possibility to confront the challenges of social life and to shape an emancipatory educational perspective.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2025.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264915
Date: 2025


Files in this item

Files Size Format View
PEED1805-T.pdf 991.0Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar