dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ary, Rafael Luiz Marques |
|
dc.contributor.author |
Kessler, Greice Suelen Schmidt |
|
dc.date.accessioned |
2025-05-07T04:35:53Z |
|
dc.date.available |
2025-05-07T04:35:53Z |
|
dc.date.issued |
2024-06-04 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264877 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Artes Cênicas - Teatro. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo do presente trabalho é descrever e analisar o método experimental
de ficcionalizar uma obra dramática, visando respeitar as convenções do gênero
teatral, que depende severamente de técnicas, regras e formas. A metodologia foi
aplicada no processo de escrita da peça teatral “O Lébrel de Companhia da
Condessa Irlandesa”. A obra ficcional foi criada a partir de significativos eventos
pessoais ocorridos com a autora. Eventos que foram dramatizados por meio da
pesquisa de recursos históricos que distanciam o enredo de uma biografia. Este
trabalho se embasa no conhecimento teórico adquirido ao longo da graduação em
Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina, nos escritos de Henry
James e Walter Besant sobre ficção, Roland Barthes sobre escrita e David Ball e
Anatol Rosenfeld sobre dramaturgia. A peça conta a história de uma nobre fugitiva
impulsiva, que, acompanhada de seu cachorro e sua dama de companhia fiel, deve
arcar com as consequências de suas escolhas mal planejadas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The objective of this project is to describe and analyze the experimental
method of fictionalizing a dramatic play, aiming to respect the conventions of the
theatrical genre, which heavily depends on techniques, rules, and form. The
methodology was applied in the writing process of the play “O Lébrel de Companhia
da Condessa Irlandesa.” The fictional project was created from significant personal
events experienced by the author. These events were dramatized through the
research of historical resources that distance the plot from a biography. This work is
based on the theoretical knowledge acquired during the undergraduate program in
Performing Arts at the Federal University of Santa Catarina, on the writings of Henry
James and Walter Besant about fiction, Roland Barthes on writing, and David Ball
and Anatol Rosenfeld on dramaturgy. The play tells the story of an impulsive
runaway noblewoman who, accompanied by her dog and her faithful lady-in-waiting,
must face the consequences of her poorly planned choices. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Escrita dramática; Ficcionalização; Processo criativo. |
pt_BR |
dc.title |
“O LÉBREL DECOMPANHIADACONDESSAIRLANDESA”: aficcionalização do evento real no processo de escrita dramática |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |