dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Melo, Sergio Nunes |
|
dc.contributor.author |
Oliveira, Rafaele Thauane de |
|
dc.date.accessioned |
2025-05-07T03:42:36Z |
|
dc.date.available |
2025-05-07T03:42:36Z |
|
dc.date.issued |
2023-12-01 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264872 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Artes Cênicas - Teatro. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esse trabalho é uma análise da trajetória de Fernanda Montenegro e tem
como objetivo extrair exemplos reais da influência do teatro na sociedade, assim
como as responsabilidades do ator conforme praticados por uma figura reverenciada
na cultura brasileira. A análise foi feita à partir de material publicado,
majoritariamente livros e entrevistas, onde a própria Fernanda e outras figuras que
tiveram contato ou influência em sua carreira expressam as opiniões e justificativas
por trás de seus posicionamentos e ações, criando um diálogo entre essas vozes
que guiou a pesquisa para as principais responsabilidades de atores que buscam ter
influência positiva na construção cultural do país. Foi concluído, com base nessa
referência consolidada, que as responsabilidades do ator giram em torno,
principalmente, da preparação para influenciar seus espectadores de forma
proposital e consciente, desde a compreensão da importância da cultura no contexto
social do país, a consciência do empreendedorismo e dos benefícios e malefícios
das leis de incentivo à cultura existentes no Brasil, e a necessidade de desconstruir
os preconceitos de desvalorização da cultura e do artista que ainda perduram no
governo e na população da nação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This monograph is an analysis of Fernanda Montenegro’s trajectory, with the
objective of extracting real examples of the influence of theater in society and the
responsibilities of the actor as practiced by a widely revered figure in Brazilian
culture. The analysis is informed by published material, mostly books and interviews,
in which Fernanda herself and other figures who have had contact or influence in her
career express the opinions and motives behind their stances and actions, creating a
dialogue between these voices which has guided the research to the main
responsibilities of actors who aim to have a positive influence on the cultural
construction of the country. It concludes, based on this consolidated reference, that
the responsibilities of the actor mainly revolve around the preparation to influence
their spectators in a purposeful and conscious way, from the comprehension of the
importance of culture in the social context of the country, the consciousness of
entrepreneurship and the benefits and drawbacks of the existing cultural incentive
laws in Brazil, and the need to deconstruct the prejudice and disregard for culture
and the artist which still remain a part of the government and the population of the
nation. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Fernanda Montenegro; Teatro; Cultura. |
pt_BR |
dc.title |
Fernanda Montenegro: Um mosaico de percalços e conquistas político-sociais da cultura brasileira |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |