dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Carli, Elisana De |
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dc.contributor.author |
Filho, João Mario Monje |
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dc.date.accessioned |
2025-05-07T02:30:11Z |
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dc.date.available |
2025-05-07T02:30:11Z |
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dc.date.issued |
2023-07-04 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264869 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Artes Cênicas - Teatro. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo decorre sobre os processos de criação da peça A indiferente
solidão de todas as coisas, sobre os desdobramentos que atravessam o campo de
produção do texto dramático. A fim de entender a encenação como a área onde
convergem todos os elementos cênicos, relataremos algumas impressões sobre a
experiência do ator em 04 apresentações. Finalizando com a descrição do trabalho
do ator, que além de elaborar um treinamento físico, é o impulsor responsável pelos
processos de criação da obra. O relato deste memorial enfatiza o caráter processual
do trabalho criativo. Tenta responder sobre questões entre texto dramático,
encenação e atuação. Como um texto se trans/forma em material para uma peça?
Qual é o lugar que ocupa a palavra em cena? Como funciona a dinâmica de criação
texto/encenação? Quais fatores determinam e definem na mudança dos elementos
da apresentação? Estas são algumas perguntas que mobilizam este estudo. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
El presente estudio versa sobre los procesos de creación de la obra A indiferente
solidão de todas as coisas, acerca de sus transcursos que atraviesan el campo de
producción del texto dramático. Con la intención de comprender la puesta en escena
como el ámbito donde confluyen todos los elementos escénicos, relataremos algunas
impresiones sobre la experiencia del actor en 04 presentaciones. Concluyendo con la
descripción del trabajo del actor, quien además de desarrollar un entrenamiento físico,
es el conductor responsable de los procesos de creación de la obra. El relato de este
memorial enfatiza la naturaleza procedimental del trabajo creativo. Intenta responder
preguntas sobre texto dramático, puesta en escena y actuación. ¿Cómo se transforma
un texto en material para una obra? ¿Cuál es el lugar que ocupa la palabra en la
escena? ¿Cómo funciona la dinámica de creación entre texto y puesta en escena?
¿Qué factores determinan y definen el cambio de elementos de la presentación? Estas
son algunas preguntas que movilizan este estudio. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
processos de criação; texto dramático; encenação; trabalho do ator |
pt_BR |
dc.title |
Do texto à cena, da cena ao texto: processos de criação da peça A indiferente solidão de todas as coisas. |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
De Carli, Elisana |
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