Do texto à cena, da cena ao texto: processos de criação da peça A indiferente solidão de todas as coisas.

DSpace Repository

A- A A+

Do texto à cena, da cena ao texto: processos de criação da peça A indiferente solidão de todas as coisas.

Show full item record

Title: Do texto à cena, da cena ao texto: processos de criação da peça A indiferente solidão de todas as coisas.
Author: Filho, João Mario Monje
Abstract: O presente estudo decorre sobre os processos de criação da peça A indiferente solidão de todas as coisas, sobre os desdobramentos que atravessam o campo de produção do texto dramático. A fim de entender a encenação como a área onde convergem todos os elementos cênicos, relataremos algumas impressões sobre a experiência do ator em 04 apresentações. Finalizando com a descrição do trabalho do ator, que além de elaborar um treinamento físico, é o impulsor responsável pelos processos de criação da obra. O relato deste memorial enfatiza o caráter processual do trabalho criativo. Tenta responder sobre questões entre texto dramático, encenação e atuação. Como um texto se trans/forma em material para uma peça? Qual é o lugar que ocupa a palavra em cena? Como funciona a dinâmica de criação texto/encenação? Quais fatores determinam e definem na mudança dos elementos da apresentação? Estas são algumas perguntas que mobilizam este estudo.El presente estudio versa sobre los procesos de creación de la obra A indiferente solidão de todas as coisas, acerca de sus transcursos que atraviesan el campo de producción del texto dramático. Con la intención de comprender la puesta en escena como el ámbito donde confluyen todos los elementos escénicos, relataremos algunas impresiones sobre la experiencia del actor en 04 presentaciones. Concluyendo con la descripción del trabajo del actor, quien además de desarrollar un entrenamiento físico, es el conductor responsable de los procesos de creación de la obra. El relato de este memorial enfatiza la naturaleza procedimental del trabajo creativo. Intenta responder preguntas sobre texto dramático, puesta en escena y actuación. ¿Cómo se transforma un texto en material para una obra? ¿Cuál es el lugar que ocupa la palabra en la escena? ¿Cómo funciona la dinámica de creación entre texto y puesta en escena? ¿Qué factores determinan y definen el cambio de elementos de la presentación? Estas son algunas preguntas que movilizan este estudio.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Artes Cênicas - Teatro.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264869
Date: 2023-07-04


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC - João Mario Monje Filho.pdf 1015.Kb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar