Convergindo mundos: explorando novas perspectivas na educação por meio da ficção científica

DSpace Repository

A- A A+

Convergindo mundos: explorando novas perspectivas na educação por meio da ficção científica

Show full item record

Title: Convergindo mundos: explorando novas perspectivas na educação por meio da ficção científica
Author: Dalmolin, Cesar
Abstract: No contexto contemporâneo, diversas dinâmicas instigam mudanças nas formas de pensar e agir dos indivíduos, enquanto alguns ainda se mantêm presos à ideia de que o presente é uma continuidade estática do passado, sem que haja perspectivas de transformação, de forma a permanecer a doutrina da ausência de mudanças. Com a (cons)ciência do fluxo das transformações, atitudes podem ser tomadas para evitar, em certos casos, catástrofes, em grande parte, na percepção das mudanças tecnológicas e seus impactos. Esta investigação busca explorar a convergência entre dois mundos: o da ficção científica e o da realidade. O objetivo é responder ao seguinte problema: o que resulta das relações entre narrativas de ficção científica e o cenário educacional real que projete contextos que instiguem uma educação desobediente? O primeiro ponto da pesquisa examina as características da ficção científica e como essas podem ser aplicadas ao campo educacional, com o intuito de fomentar uma educação desobediente, uma educação que questione normas estabelecidas. O segundo ponto aborda o cenário contemporâneo, as transformações tecnológicas e humanas que impactam o planeta e o contexto educacional; valemo-nos da metáfora da equação civilizatória e suas variáveis para analisar os desafios e as mudanças na sociedade. Estas mudanças exigem que os professores se atualizem constantemente para garantir um ensino condizente aos tempos atuais. O terceiro ponto envolve a junção desses dois mundos, mediante a qual contos de ficção científica e problemáticas contemporâneas são utilizados para desenvolver e aplicar um questionário a alunos e professores de uma escola pública. A análise dos resultados, por meio da metodologia da Análise Textual Discursiva, gerou três metatextos que abordam as três categorias: instituição escolar, aluno/professor e processos formativos. As temáticas discutidas incluem o humano, o tecnológico, o currículo, os conhecimentos, o pensamento crítico e o impacto da inteligência artificial. A análise resultou em cenários que sugerem a necessidade de mudanças nas práticas educacionais, tanto para aproximar os estudantes das questões reais, quanto para capacitá-los para intervir em sua própria realidade. Ao final, esta pesquisa visa provocar reflexões sobre a pertinência de uma educação que se desvie das abordagens tradicionais, oferecendo subsídios para que os alunos lidem com os desafios do contemporâneo.Abstract: In the contemporary context, several dynamics stimulate changes in how individuals think and act, whereas some attach to the idea of the present as a static continuation of the past, with no prospects for transformation, thereby maintaining a doctrine of immutability. Once aware of the flow of transformations, it becomes possible to take action and avoid, in some cases, catastrophes ? particularly regarding technological changes and their aftermath. This research aims to explore the convergence between two worlds: science fiction and reality. Its goal is to address the following question: what results from the relationship between science fiction narratives and the real educational context in fostering scenarios that encourage a disobedient education? The first part of the study examines the characteristics of science fiction and how these can be applied to the educational field in order to promote a disobedient education ? e.g. an education that challenges established norms. The second part addresses the contemporary context, focusing on technological and human transformations that impact the planet and the educational sphere. It takes into account the metaphor of the \"civilizational equation\" and its variables to analyze societal challenges and changes. Such changes demand that teachers constantly update themselves to provide education relevant to current times. The third part integrates both worlds by using science fiction stories and contemporary issues inasmuch as it develops and applies a questionnaire to students and teachers in a public school. The analysis of the results, conducted using the Discursive Textual Analysis methodology, elicited three metatexts addressing three categories: the school institution, student/teacher dynamics, and formative processes. Among the themes discussed are humanity, technology, curriculum, knowledge, critical thinking, and the impact of artificial intelligence. The analysis resulted in scenarios suggesting the need for changes in educational practices, both to bring students closer to real-world issues and to empower them to intervene in their realities. Ultimately, this research seeks to instigate reflections on the relevance of an education that diverges from traditional approaches, and provides resources for students to face contemporary challenges.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2025.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264805
Date: 2025


Files in this item

Files Size Format View
PECT0615-T.pdf 2.598Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar