Teatralidade educativa: o teatro na compreensão da equação civilizatória e suas variáveis contemporâneas

DSpace Repository

A- A A+

Teatralidade educativa: o teatro na compreensão da equação civilizatória e suas variáveis contemporâneas

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Bazzo, Walter Antonio
dc.contributor.author Serpa, Ivan Carlos
dc.date.accessioned 2025-05-05T23:24:41Z
dc.date.available 2025-05-05T23:24:41Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.other 391416
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264780
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2024.
dc.description.abstract A presente tese constitui-se de uma pesquisa-ação composta de análises e interpretações acerca de uma intervenção pedagógica aplicada à Educação Científica e Tecnológica com foco no conceito de equação civilizatória e suas variáveis contemporâneas. A investigação, do tipo qualitativa, foi desenvolvida no Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Catarinense ? Campus Camboriú em 2022, tendo como objeto de pesquisa a utilização de técnicas teatrais, aqui denominadas de teatralidade educativa, no processo de ensino- -aprendizagem. O objetivo do estudo é avaliar como a teatralidade educativa impacta na compreensão da equação civilizatória e suas variáveis contemporâneas na formação dos estudantes dos cursos técnicos integrados de nível médio do Instituto Federal Catarinense ? Campus Camboriú. A metodologia da pesquisa fundamentou-se na análise textual discursiva, conforme a definição de categorias teóricas mistas, que se caracterizam pela condensação de categorias a priori e emergentes. Procurou, dessa forma, analisar e interpretar os conhecimentos emergentes da intervenção pedagógica à luz do arcabouço teórico-metodológico em que se baseou a investigação. O arcabouço teórico-metodológico da investigação fundamentou-se nas obras de Gaston Bachelard, Ernst Bloch, Bertolt Brecht, Lev Vigotski, Paulo Freire, Gilles Deleuze e Walter Antonio Bazzo, com foco no conceito de imaginação criadora. A questão norteadora da investigação mira a tese de que é possível desenvolver valores éticos e humanistas nos educandos com base em experiências artísticas no ensino e considera que o teatro constitui recurso indispensável para esse fim. A inovação acadêmica resultante da presente tese consiste na produção de uma metodologia de ensino inédita, aqui denominada de teatralidade educativa, cuja utilização possibilita a elevação da compreensão crítico-reflexiva sobre o lugar histórico--social e existencial ocupado pelo sujeito no mundo. Essa compreensão é aqui definida pelo conceito de equação civilizatória e suas variáveis contemporâneas. Ela se manifesta no breve instante de uma experiência fugaz originada na transfiguração de sensibilidades estéticas teatrais em concepções éticas promotoras da dignidade da pessoa humana.
dc.description.abstract Résumé: Cette thèse consiste en une recherche-action composée d?analyses et d?interprétations d?une intervention pédagogique appliquée à l?éducation scientifique et technologique en mettant l?accent sur le concept d?équation de civilisation et ses variables contemporaines. L?enquête qualitative a été développée dans le Cours Technique Intégré au lycée de l?IFC ? Campus Camboriú en 2022, l?objet de recherche étant l?utilisation de techniques théâtrales ici appelées théâtralité éducative dans le processus d?enseignement-apprentissage. L?objectif proposé pour l?enquête est: évaluer comment la théâtralité éducative impacte la compréhension de l?équation civilisationnelle et de ses variables contemporaines dans la perception des étudiants de l?enseignement technique intégrés dans l?enseignement secondaire à l?IFC ? Campus Camboriú. La méthodologie de recherche s?est basée sur l?analyse textuelle discursive selon la définition de catégories théoriques mixtes, caractérisées par la condensation de catégories a priori et émergentes. De cette manière, il s?agissait d?analyser et d?interpréter les connaissances émergeant de l?intervention pédagogique à la lumière du cadre théorico-méthodologique qui soutenait l?enquête. Le cadre théorico-méthodologique de l?enquête s?appuie sur les travaux de Gaston Bachelard, Ernst Bloch, Bertolt Brecht, Lev Vigotski, Paulo Freire, Gilles Deleuze et Walter Antonio Bazzo, en se concentrant sur le concept d?imagination créatrice. La question directrice de l?enquête se concentre sur la thèse selon laquelle il est possible de développer chez les étudiants des valeurs éthiques et humanistes basées sur des expériences artistiques dans l?enseignement, le théâtre étant une ressource indispensable à cet effet. L?innovation académique résultant de cette thèse consiste en la production d?une méthodologie pédagogique inédite appelée ici théâtralité éducative, dont l?utilisation conduit à: accroître la compréhension critique et réflexive de la place historico-sociale et existentielle occupée par le sujet dans le monde. Cette compréhension est définie ici par le concept d?équation de civilisation et ses variables contemporaines. Elle se manifeste dans le bref instant d?une expérience éphémère née de la transfiguration des sensibilités esthétiques théâtrales en conceptions éthiques promouvant la dignité humaine. en
dc.format.extent 262 p.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Educação científica e tecnológica
dc.subject.classification Teatro na educação
dc.subject.classification Ensino
dc.title Teatralidade educativa: o teatro na compreensão da equação civilizatória e suas variáveis contemporâneas
dc.type Tese (Doutorado)


Files in this item

Files Size Format View
PECT0614-T.pdf 10.09Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar