Para além dos muros da escola: o olhar de mulheres estudantes sobre a transição do ensino médio para o mundo do trabalho

DSpace Repository

A- A A+

Para além dos muros da escola: o olhar de mulheres estudantes sobre a transição do ensino médio para o mundo do trabalho

Show full item record

Title: Para além dos muros da escola: o olhar de mulheres estudantes sobre a transição do ensino médio para o mundo do trabalho
Author: Santos, Raquel Michel dos
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo compreender a trajetória de mulheres estudantes do ensino médio, buscando identificar estratégias, sentimentos e significações externalizadas, incorporadas ou elaboradas por essas jovens estudantes. Buscou-se analisar as perspectivas e significações associadas por essas jovens entre as dimensões educação e trabalho. Nesse cenário, a pesquisa se propôs entender as dimensões da vida social e subjetiva de jovens estudantes, enquanto sujeitos reais, situados social e historicamente. Analisou-se tanto as reações de ordem racional, quanto às reações de ordem emocional. A pesquisa baseia-se nos estudos do Professor Juarez Dayrell (2007) a partir da sua concepção de juventude e Paulo Freire (2009) com sua teoria crítica que elabora um método de educação para a libertação dos oprimidos.Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando como metodologia o estudo de caso (Richardson, 2012) como forma de enfatizar uma compreensão mais profunda e contextualizada dos fenômenos específico, conceitos, sentimentos, atitudes e experiências contribuindo para a construção do estudo em questão e tal proposta demarcou um recorte de gênero, compreendido como categoria histórico-social, pois tal como define Joan Scott (1990), gênero como categoria de análise inclui e apresenta as experiências das mulheres, a fim de construir uma nova história. Após a entrevista as estudantes foram convidadas a participarem do processo de ?escrevivência?, uma metodologia inspirada na abordagem da linguística e escritora Conceição Evaristo. \"Escrevivência\", cunhada pela escritora, é uma perspectiva que incorpora elementos importantes na produção de conhecimento. A trajetória das jovens estudantes evidenciam a precarização do trabalho juvenil e a reprodução de classe, raça e gênero revelando desafios e tensões nas esferas pessoal e profissional. Identificou-se sentimentos de exaustão, ansiedade e incertezas, além da busca por autonomia. A análise das colocações destacou a falta de acolhimento da instituição escolar em relação aos desafios enfrentados pelas jovens mulheres estudantes entrevistadas. Compreender a trajetória das jovens na transição da escola para o trabalho é fundamental para uma visão mais crítica sobre os mecanismos de reprodução social e as desigualdades que envolvem o sistema educacional e o mercado de trabalho, visando práticas pedagógicas que promovam o debate para a transformação social.Abstract: This study aimed to understand the trajectory of female high school students, seeking to identify strategies, feelings, and meanings externalized, incorporated, or elaborated by these young students. It sought to analyze the perspectives and meanings associated by these young women between the dimensions of education and work. In this scenario, the research proposed to understand the dimensions of social and subjective life of young students, as real subjects, situated socially and historically. It analyzed both reactions of a rational order and reactions of an emotional order. The research is based on the studies of Professor Juarez Dayrell (2007) from his conception of youth and Paulo Freire (2009) with his critical theory that elaborates a method of education for the liberation of the oppressed. This is a qualitative research approach, using the case study (Richardson, 2012) as a methodology to emphasize a deeper and more contextualized understanding of specific phenomena, concepts, feelings, attitudes and experiences contributing to the construction of the study in question and this proposal demarcated a gender cut, understood as a historical-social category, as defined by Joan Scott (1990), gender as a category of analysis includes and presents the experiences of women, in order to construct a new history. After the interview, the students were invited to participate in the \"escrevivência\" process, a methodology inspired by the approach of the linguist and writer Conceição Evaristo. \"Escrevivência\", coined by the writer, is a perspective that incorporates important elements in the production of knowledge. The trajectory of the young students reveals the precariousness of youth work and the reproduction of class, race and gender revealing challenges and tensions in the personal and professional spheres. Feelings of exhaustion, anxiety and uncertainties were identified, in addition to the search for autonomy. The analysis of the statements highlighted the lack of reception of the school institution in relation to the challenges faced by the young female students interviewed. Understanding the trajectory of young people in the transition from school to work is fundamental for a more critical view of the mechanisms of social reproduction and the inequalities that involve the educational system and the labor market, aiming at pedagogical practices that promote the debate for social transformation.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264677
Date: 2024


Files in this item

Files Size Format View
PEED1803-D.pdf 1.524Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar