Interpretação educacional (libras-português) em teses e dissertações no Brasil (1990-2022): contribuições da perspectiva dialógica para os estudos da interpretação

DSpace Repository

A- A A+

Interpretação educacional (libras-português) em teses e dissertações no Brasil (1990-2022): contribuições da perspectiva dialógica para os estudos da interpretação

Show full item record

Title: Interpretação educacional (libras-português) em teses e dissertações no Brasil (1990-2022): contribuições da perspectiva dialógica para os estudos da interpretação
Author: Costa, Mairla Pereira Pires
Abstract: A interpretação educacional (Libras-Português) é uma das atividades de maior demanda profissional no Brasil, nos diversos níveis de ensino, no âmbito da educação de surdos (Costa, 2020). Apesar de já haver um expressivo número de investigações realizadas nesta temática (Albres, 2019), as demandas para a atuação do intérprete nessa esfera têm crescido, fato que gera lacunas para o desenvolvimento de novos estudos. Dado o volume da produção acadêmica sobre o intérprete educacional e pela diversidade que estes estudos alcançam (Albres, 2019, 2022), justifica-se a presente pesquisa, cujo objetivo é analisar os estudos dialógicos filiados à perspectiva de Bakhtin e o Círculo (teses e dissertações) sobre interpretação educacional de Libras-português publicados de 1990 a 2022 no Brasil, para identificar as contribuições teórico-metodológicas para os Estudos da Interpretação. Dado o caráter de novidade deste estudo, o corpus escolhido distribui-se em diversas áreas de conhecimento e foi construído com base na metodologia de revisão sistemática e meta-análise. A partir de um conjunto de 377 teses e dissertações catalogadas em repositório institucional, foram delimitadas as investigações filiadas e/ou amparadas na perspectiva dialógica da linguagem (Bakhtin e o Círculo). Ao realizar buscas por descritores, recuperamos 15 teses e 31 dissertações que fazem parte desse recorte temático e construímos um corpus após leitura integral dos textos, a partir da identificação de 16 pesquisas que estão filiadas à perspectiva dialógica. Os resultados evidenciam quatro grupos de aprofundamento quanto ao aporte teórico, metodológico e analítico que orienta as pesquisas selecionadas nesta etapa em relação a sua localização no pensamento bakhtiniano. Constatamos que a interpretação educacional é pesquisada nas seguintes áreas: Educação, Educação Especial, Linguística Aplicada, Estudos da Tradução, Linguística e Estudos da Linguagem. Verificamos que houve um aumento progressivo de pesquisas a partir dos anos 2010, que se relaciona com a historicidade de políticas nacionais na esfera educacional e linguística, com o ingresso e a profissionalização dos tradutores e intérpretes em instituições de ensino nos diferentes níveis. Destacam-se os conceitos de enunciado, dialogismo, linguagem e discurso nas 16 pesquisas que compõem os trabalhos selecionados para o estudo com maior recorrência. Predominam as pesquisas de cunho qualitativo e a entrevista é o principal instrumento de construção do corpus. Verificamos que sete pesquisadores informam a aplicação dos princípios da ADD ou efetivamente a ADD como método de análise. Os resultados apontam para o entendimento da interpretação educacional como um acontecimento social que mobiliza sentidos por meio de uma ação responsiva, em que o contexto discursivo se constitui social e historicamente, portanto, é dialógico. Pode-se concluir que os pesquisadores que se baseiam na perspectiva dialógica olham para o intérprete educacional considerando os sujeitos de forma singular, o contexto e papel social de cada indivíduo, ou seja, a partir do enunciado concreto, contextualizado e ideologicamente constituído. Os achados da pesquisa evidenciam diferentes níveis de aprofundamento do arcabouço de Bakhtin e o Círculo quanto ao embasamento teórico-metodológico que orienta as pesquisas analisadas. As camadas da arquitetônica identificadas (material, forma e conteúdo) têm composições que ora se assemelham e ora de distinguem, demonstrando o caráter autoral dos pesquisadores e diversas formas em que o percurso metodológico se configura. Constatamos que os conceitos da teoria bakhtiniana são recorrentes nos estudos analisados e inferimos quais deles são basilares nestas pesquisas, assim como, os conceitos complementares para fundamentá-las. Além disso, demonstramos as tessituras possíveis entre os conceitos e como estes se interconectam.Abstract: Educational interpreting (Libras-Portuguese) is one of the activities with the highest professional demand in Brazil at the various levels of education in the field of deaf education (Costa, 2020). Although there has already been a significant amount of research on this subject (Albres, 2019), the demands on interpreters in this sphere have grown, which creates gaps for new studies to be developed. Given the volume of academic production on educational interpreting and the diversity of these studies (Albres, 2019, 2022), this research is justified. Its aim is to analyze dialogical studies affiliated with the perspective of Bakhtin and the Circle (theses and dissertations) on educational interpreting of Libras-Portuguese published from 1990 to 2022 in Brazil in order to identify the theoretical and methodological contributions to Interpreting Studies. Given the novelty of this study, the corpus chosen is distributed across different areas of knowledge and was built based on the methodology of systematic review and meta-analysis. Based on a set of 377 theses and dissertations catalogued in an institutional repository, we delimited the investigations affiliated and/or supported by the dialogical perspective of language (Bakhtin and the Circle). By searching for descriptors, we retrieved 15 theses and 31 dissertations that are part of this thematic section and built a corpus after reading the texts in full, identifying 16 pieces of research that are affiliated with the dialogical perspective. The results show four in-depth groups in terms of the theoretical, methodological and analytical support that guides the research selected at this stage in relation to their location in Bakhtinian thought. We found that educational interpreting is researched in the following areas: Education, Special Education, Applied Linguistics, Translation Studies, Linguistics and Language Studies. We found that there has been a progressive increase in research since the 2010s, which is related to the historicity of national policies in the educational and linguistic spheres, with the entry and professionalization of translators and interpreters in educational institutions at distinct levels. The concepts of enunciation, dialogism, language and discourse stand out most frequently in the 16 studies that make up the papers selected for the study. Qualitative research predominates and interviews are the main instrument used to build the corpus. We found that seven researchers reported applying the principles of ADD or actually using ADD as a method of analysis. The results point to an understanding of educational interpretation as a social event that mobilizes meanings through responsive action, in which the discursive context is socially and historically constituted, and is therefore dialogical. It can be concluded that researchers who base themselves on the dialogical perspective look at educational interpreting taking into account the subjects in a unique way, the context and social role of each individual, i.e., from the concrete, contextualized and ideologically constituted enunciation. The research findings show different levels of depth in Bakhtin and the Circle's framework in terms of the theoretical-methodological basis that guides the research analyzed. The architectural layers identified (material, form and content) have compositions that are sometimes similar and sometimes different, demonstrating the authorial character of the researchers and the different ways in which the methodological path is configured. We found that the concepts of Bakhtinian theory are recurrent in the studies analyzed and inferred which of them are basic to these studies, as well as the complementary concepts that underpin them. In addition, we demonstrate the possible weaves between the concepts and how they interconnect.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução, Florianópolis, 2025.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264523
Date: 2025


Files in this item

Files Size Format View
PGET0631-T.pdf 4.329Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar