Utilização de jogos didáticos voltados para o ensino de efeito estufa e aquecimento global em uma turma de 7° ano do ensino fundamental ? anos finais

DSpace Repository

A- A A+

Utilização de jogos didáticos voltados para o ensino de efeito estufa e aquecimento global em uma turma de 7° ano do ensino fundamental ? anos finais

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Szortyka, Márcia Martins
dc.contributor.author Jesus, Eduardo Rosa de
dc.date.accessioned 2025-04-16T23:24:50Z
dc.date.available 2025-04-16T23:24:50Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.other 391138
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264519
dc.description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2024.
dc.description.abstract O presente trabalho relata o desenvolvimento e a aplicação de uma Sequência Didática sobre Efeito Estufa e Aquecimento Global para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental ? Anos Finais na Escola de Educação Básica Pedro Américo, em Agrolândia ? SC. A proposta fundamentou-se em conceitos de Física, Química e Biologia, aliando-se às teorias de aprendizagem de David Ausubel, Marco Antonio Moreira e Jean Piaget. A metodologia adotada incluiu a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), Aprendizagem Centrada em Eventos (ACE) e Transposição Didática (TD). Foram elaborados três jogos didáticos, complementados por uma atividade experimental sobre absorção de calor, com o objetivo de verificar se tais recursos facilitam a assimilação dos alunos sobre as causas, consequências e medidas mitigatórias do Aquecimento Global. A análise dos dados foi realizada de forma quantitativa, por meio de porcentagens, e qualitativa, com base na Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados revelaram uma assimilação mista: enquanto a maioria dos alunos demonstrou melhor compreensão das causas e consequências do fenômeno, observou-se uma queda no número de estudantes que identificaram corretamente o papel da camada de ozônio e da radiação ultravioleta.
dc.description.abstract Abstract: This study reports the development and application of a didactic sequence on the Greenhouse Effect and Global Warming for 7th-grade students at Pedro Américo Basic Education School, in Agrolândia - SC. The proposal was based on concepts from Physics, Chemistry, and Biology, combined with the learning theories of David Ausubel, Marco Antonio Moreira, and Jean Piaget. The methodology included the Science, Technology, Society, and Environment approach, Event-Centered Learning and Didactic Transposition. Three educational games were developed, complemented by an experimental activity on heat absorption, aiming to verify whether these resources facilitate students' understanding of the causes, consequences, and necessary mitigation actions regarding Global Warming. Data analysis was conducted quantitatively, through percentages, and qualitatively, based on Bardin's Content Analysis. The results revealed mixed outcomes: while most students demonstrated a better understanding of the causes and consequences of the phenomenon, a decrease was observed in the number of students who correctly identified the role of the ozone layer and ultraviolet radiation. en
dc.format.extent 291 p.| il., gráfs.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Física
dc.subject.classification Aquecimento global
dc.subject.classification Jogos educativos
dc.subject.classification Aprendizagem
dc.title Utilização de jogos didáticos voltados para o ensino de efeito estufa e aquecimento global em uma turma de 7° ano do ensino fundamental ? anos finais
dc.type Dissertação (Mestrado profissional)


Files in this item

Files Size Format View
PPEF-A0045-D.pdf 4.557Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar