Ensino de Ciências em escolas indígenas: diálogo entre conhecimentos originários Guarani e científicos sobre plantas medicinais

DSpace Repository

A- A A+

Ensino de Ciências em escolas indígenas: diálogo entre conhecimentos originários Guarani e científicos sobre plantas medicinais

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Regiani, Anelise Maria
dc.contributor.author Barbosa, Ronaldo Antonio
dc.date.accessioned 2025-04-10T23:25:26Z
dc.date.available 2025-04-10T23:25:26Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.other 391039
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264421
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2024.
dc.description.abstract Este trabalho de pesquisa foi desenvolvido na Escola Indígena E.E.I Karai Katu, atualmente ainda conhecida como E.E.I Capoeirão, que está em processo de mudança de nome. A escola está localizada na Terra indígena na Serra do Itatins, no município de Itariri, São Paulo. Considerando os inúmeros desafios para encontrar material didático específico para escolas indígenas, especialmente nas aulas de Ciências, propôs-se estabelecer um diálogo entre o saber originário e o científico, com o objetivo de enriquecer o ensino de Ciências. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, na qual os alunos do 6º ao 9º ano da turma multisseriada do ensino fundamental final conduziram um levantamento de plantas medicinais. Além disso, foi conduzido um trabalho introdutório em dois momentos com todas as turmas da Escola Karai Katu, abrangendo o ensino fundamental anos iniciais e finais, EJA fundamental inicial e final, e EJA ensino médio. Posteriormente, a turma multisseriada dos anos finais coletou as cinco plantas medicinais mais utilizadas na Tekoa Arandú, que foram colocadas para secar. Antes desse processo, os alunos desenharam as plantas e suas folhas. Em seguida, pesquisaram na internet os nomes científicos e as propriedades de cada uma, de acordo com o conhecimento popular, posteriormente, realizaram uma pesquisa com os anciãos da aldeia sobre o uso de cada planta. Essa experiência evidenciou a importância de integrar o conhecimento ancestral ao científico no contexto educacional, permitindo que ambos os saberes sejam transmitidos em sala de aula, com respeito pelas diferenças. As atividades práticas, que incluíram o estudo dos ambientes das plantas, biomas, Mata Atlântica, dispersão, técnicas de preparo de chás e propriedades químicas, possibilitaram uma conciliação entre a visão guarani e a científica, contribuindo assim para a criação de um produto educacional significativo.
dc.description.abstract Abstract: This research work was developed at the E.E.I Karai Katu Indigenous School, currently still known as E.E.I Capoeirão, which is in the process of changing its name. The school is located in the Indigenous Land in Serra do Itatins, in the municipality of Itariri, São Paulo. Considering the numerous challenges to find specific didactic material for indigenous schools, especially in Science classes, it was proposed to establish a dialogue between original and scientific knowledge, with the aim of enriching the teaching of Science. To achieve this objective, a qualitative research was carried out, in which students from the 6th to the 9th grade of the multigrade class of the final elementary school conducted a survey of medicinal plants. In addition, an introductory work was conducted in two moments with all classes of the Karai Katu School, covering elementary school initial and final years, EJA initial and final elementary school, and EJA high school. Subsequently, the multigrade class of the final years collected the five medicinal plants most used in Tekoa Arandú, which were put to dry. Before this process, the students drew the plants and their leaves. Then, they searched the internet for the scientific names and properties of each one, according to popular knowledge, and then conducted a survey with the village elders about the use of each plant. This experience highlighted the importance of integrating ancestral and scientific knowledge in the educational context, allowing both knowledge to be transmitted in the classroom, with respect for differences. The practical activities, which included the study of plant environments, biomes, Atlantic Forest, dispersion, tea preparation techniques and chemical properties, made it possible to reconcile the Guarani and scientific vision, thus contributing to the creation of a significant educational product. en
dc.format.extent 79 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Educação científica e tecnológica
dc.subject.classification Ciência
dc.subject.classification Escolas indígenas
dc.subject.classification Nativos
dc.subject.classification Plantas medicinais
dc.subject.classification Educação
dc.title Ensino de Ciências em escolas indígenas: diálogo entre conhecimentos originários Guarani e científicos sobre plantas medicinais
dc.type Dissertação (Mestrado)
dc.contributor.advisor-co Nunes Junior, Orivaldo


Files in this item

Files Size Format View
PECT0610-D.pdf 3.291Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar