Desenvolvimento da criatividade: dinâmicas ágeis e ativas à luz da neoaprendizagem

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Desenvolvimento da criatividade: dinâmicas ágeis e ativas à luz da neoaprendizagem

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Title: Desenvolvimento da criatividade: dinâmicas ágeis e ativas à luz da neoaprendizagem
Author: Arruda, Rivaldo de Almeida
Abstract: A criatividade pode ser vista como condição para a inovação, sendo um diferencial competitivo fundamental para as organizações. Contudo, segundo relatório de 2024 divulgado pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), estudantes brasileiros estão nas últimas colocações no que se refere ao desenvolvimento criativo. Nesse sentido, investigar como desenvolver a criatividade em jovens adultos brasileiros é uma tarefa emergente. A literatura denuncia que a aplicação de abordagens e métodos que busquem a resolução de problemas complexos, trabalho em equipe e exploração de múltiplas perspectivas precisam ser exploradas como alternativa para o desenvolvimento da criatividade. Contudo, desenvolver a criatividade é uma tarefa complexa que demanda métodos estruturados. Esta dissertação optou pela metodologia Neoaprendizagem, pois ao estabelecer a estruturação de ambientes de coprodução que, a partir de métodos ágeis e ativos, estimulam o resgate e reflexões sobre experiências prévias, a pesquisa de informações confiáveis, a cocriação de ideias e prototipagem, além de testes e aplicações em situações reais, seus resultados têm validado a geração de criatividade em sala de aula. Logo, à luz da Neoaprendizagem, o desenvolvimento da criatividade pode ser concebido como a implementação de um conjunto de estratégias e técnicas destinadas a criar um ambiente propício à geração de ideias criativas. Por isso, a adoção de abordagens alinhadas à Neoaprendizagem pode indicar caminhos estruturados para o processo de desenvolvimento da criatividade - e de seus fatores geradores - nos mais diferentes ambientes de aprendizagem, incluindo o contexto de empresas juniores, lócus de análise desta pesquisa. A partir deste pressuposto, esta dissertação investiga o papel de dinâmicas de grupo fundamentadas nos princípios ágeis e ativos, ancorados na estrutura modular proposta pela Neoaprendizagem, para o desenvolvimento da criatividade em membros de Empresas Juniores, contexto que têm se mostrado um laboratório de inovação e empreendedorismo juvenil. O estudo surge a partir da pergunta: \"Como dinâmicas baseadas nos princípios ágeis e ativos influenciam o desenvolvimento da criatividade em membros de empresas juniores?\". Para responder a esta pergunta, o objetivo geral desta dissertação de mestrado definido foi analisar a influência de dinâmicas fundamentadas em princípios e métodos ágeis e ativos para o desenvolvimento da criatividade em Empresas Juniores (EJ) à luz da Neoaprendizagem. Para atingir este objetivo foi necessário percorrer etapas distintas, mas complementares de a maneira a identificar os fatores geradores da criatividade que podem ser gerenciáveis e as dinâmicas que respeitem os princípios ágeis e ativos à luz da Neoaprendizagem; testar o uso de dinâmicas que respeitem esses princípios e métodos para o desenvolvimento da criatividade; e ao final avaliar o desenvolvimento da criatividade em membros de empresas juniores por meio das dinâmicas aplicadas. Para alcançar esses objetivos, a pesquisa adotou etapas de revisões sistematizadas da literatura e de pesquisa de campo realizada na Empresa Júnior Ação Júnior (UFSC). Enquanto ao estudo de campo, este estudo parte de uma abordagem mista, estruturada por procedimentos metodológicos que incluem observação participante, aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas. Além disso, a avaliação do desenvolvimento da criatividade foi realizada por meio da avaliação de produtos criativos realizada por três juízas seguindo as diretrizes do Consensual Assessment Technique (CAT). As dinâmicas seguiram estruturas que promoviam a colaboração, o pensamento criativo e a experimentação prática, permitindo uma avaliação qualitativa e quantitativa dos resultados. Os resultados indicaram que as dinâmicas promoveram o desenvolvimento da criatividade, ao respeitarem as etapas do ciclo da Neoaprendizagem e terem como base os princípios ágeis e ativos. Fatores como a flexibilidade cognitiva, a adaptação rápida a mudanças e o engajamento dos participantes emergiram como centrais para o processo criativo. Além disso, foi identificado que ambientes colaborativos, com ênfase no feedback contínuo, geraram soluções criativas mais originais e inovadoras. Por fim, a avaliação das juízas indica um maior desenvolvimento criativo no produto de pós-teste em comparação ao de pré-teste. Como produto desta investigação, foi desenvolvido um quadro síntese que integra os princípios da Neoaprendizagem e os princípios e métodos ágeis e ativos, proporcionando uma orientação para apoiar a aplicação por gestores, líderes e educadores para o desenvolvimento de criatividade em equipes de estudos e trabalho. As contribuições teóricas desta pesquisa destacam o avanço no entendimento sobre como os princípios métodos e ativos podem ser sistematizados para o desenvolvimento da criatividade em contextos de trabalho em equipe e, particularmente, em empresas juniores. Ainda, a Neoaprendizagem apresenta-se como uma metodologia que subsidia este desenvolvimento. Do ponto de vista prático, o quadro síntese proposto oferece uma ferramenta estruturada para a aplicação de um série de dinâmicas para o desenvolvimento da criatividade. Entre as sugestões para futuras pesquisas, recomenda-se a investigação do uso desse quadro síntese em setores distintos para a construção de um modelo para o desenvolvimento da criatividade, bem como a realização de estudos longitudinais que acompanhem o impacto do desenvolvimento da criatividade individual no desempenho organizacional.Abstract: Creativity can be seen as a condition for innovation, being a fundamental competitive advantage for organizations. However, according to a 2024 report by the Programme for International Student Assessment (PISA), Brazilian students rank among the lowest in terms of creative development. In this context, investigating how to develop creativity in young Brazilian adults has become an urgent task. Literature indicates that implementing approaches and methods focused on complex problem-solving, teamwork, and exploring multiple perspectives should be explored as alternatives for creativity development. However, developing creativity is a complex task that requires structured methods. This dissertation opted for the Neolearning methodology, which structures co-creation environments based on agile and active methods. These methods encourage participants to reflect on past experiences, seek reliable information, co-create ideas, and prototype, including testing and applying solutions in real situations, yielding validated results in fostering creativity in the classroom. Therefore, in the context of Neolearning, creativity development can be conceived as the implementation of a set of strategies and techniques aimed at creating an environment conducive to generating creative ideas. Thus, adopting approaches aligned with Neolearning can provide structured paths for creativity development processes?and their generating factors ? in various learning environments, including the context of junior enterprises, which is the focus of this research. Based on this premise, this dissertation investigates the role of group dynamics based on agile and active principles, anchored in the modular structure proposed by Neolearning, for developing creativity in junior enterprise members ? a context that has proven to be a laboratory for youth innovation and entrepreneurship. The study is driven by the question: \"How do dynamics based on agile and active principles influence creativity development in junior enterprise members?\" To address this question, the general objective of this master?s dissertation was defined as analyzing the influence of dynamics grounded in agile and active principles and methods for developing creativity in junior enterprises (JE). To achieve this objective, it was necessary to undertake distinct but complementary steps to identify the generative factors of creativity that can be managed, explore dynamics that respect agile and active principles under Neolearning, test the use of such dynamics to develop creativity, and ultimately evaluate creativity development in junior enterprise members through the applied dynamics. To achieve these goals, the research adopted systematic literature reviews and field research conducted in the Ação Júnior Junior Enterprise (UFSC). For the field study, this research uses a mixed approach, structured by methodological procedures including participant observation, questionnaire application, and semi-structured interviews. Furthermore, creativity development was assessed through product evaluations conducted by three judges following the guidelines of the Consensual Assessment Technique (CAT). The dynamics followed structures promoting collaboration, creative thinking, and practical experimentation, allowing for qualitative and quantitative evaluation of the results. The findings indicated that the dynamics promoted creativity development by following the stages of the Neo-Learning cycle and incorporating agile and active principles. Factors such as cognitive flexibility, rapid adaptation to changes, and participant engagement emerged as central to the creative process. Additionally, collaborative environments, with an emphasis on continuous feedback, generated more original and innovative creative solutions. Finally, the judges' evaluation showed a greater creative development in the post-test product compared to the pre-test. As a product of this investigation, a summary table was developed that integrates Neolearning principles and agile and active methods, providing guidance for managers, leaders, and educators to support creativity development in study and work teams. The theoretical contributions of this research emphasize advances in understanding how agile and active principles and methods can be systematized for creativity development in team settings and particularly in junior enterprises. Additionally, Neolearning presents itself as a methodology that supports this development. Among the suggestions for future research, it is recommended to investigate the use of this synthesis framework in different sectors to build a model for the development of creativity, as well as to carry out longitudinal studies that monitor the impact of the development of individual creativity on organizational performance.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2025.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264159
Date: 2025


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