Desenvolvimento profissional docente de química no contexto do estágio supervisionado dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia de Goiás

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Desenvolvimento profissional docente de química no contexto do estágio supervisionado dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia de Goiás

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Title: Desenvolvimento profissional docente de química no contexto do estágio supervisionado dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia de Goiás
Author: Jesus, Gilmara Barbosa de
Abstract: A presente pesquisa está localizada na linha de pesquisa Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina, sob o enfoque desta linha que abrange os estudos sobre os currículos das licenciaturas relacionados, reflexões sobre o estágio supervisionado e da prática pedagógica como lócus de conhecimento e não como apenas uma aplicação de teorias. O trabalho em tela aborda o processo de desenvolvimento profissional dos/as formadores/as de professores/as de Química, que pode ser fomentado por meio da interação entre sujeitos e práxis no estágio supervisionado. O objetivo é analisar o contexto formativo do estágio supervisionado e sua contribuição para o desenvolvimento profissional dos/as professores/as de Química, com destaque para os/as formadores/as de professores/as no contexto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Foram analisadas as contribuições da literatura relacionadas à formação de professores/as nos estágios supervisionados e o desenvolvimento profissional do/a formador/a de professor/a de Química. Realizou-se a análise de nove trabalhos que, no campo de investigação, contemplam o estágio na formação docente. Essa análise teve como objetivo específico explorar as diversas perspectivas e abordagens presentes na literatura acadêmica em teses e dissertações sobre o estágio supervisionado na formação de licenciatura em Química. Destaca-se, sobretudo, a necessidade de trabalhos voltados ao desenvolvimento profissional do/a formador/a de professores/as. Também foi realizada a análise dos documentos, normas, orientações e legislações que influenciam ou influenciaram a formação de professores/as no período de 2015-2022. Igualmente, buscou-se conhecer as orientações do IFG acerca da formação de professores/as e do trabalho docente nos Institutos Federais (IFs). Além de procurar compreender as atividades de orientação do estágio supervisionado e suas implicações para o desenvolvimento profissional do/a formador/a de professor/a/es/as de Química. Por fim, foram realizadas 15 entrevistas semiestruturadas com formadores/as de professores/as da licenciatura em Química orientadores/as de estágio supervisionado do IFG a fim de caracterizar elementos do estágio supervisionado que favoreçam o desenvolvimento profissional do/a formador/a de professores/as de Química do IFG. As entrevistas, assim como a análise dos trabalhos da literatura, foram submetidas aos procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD) e apresentadas por meio de categorias analíticas emergentes que trazem elementos do estágio supervisionado que favorecem o desenvolvimento profissional do/a formador/a de professores/as de Química do IFG como, por exemplo: o papel da docência compartilhada, estratégias teóricas e metodológicas, autogestão formativa, entre outras. Diferentes interlocuções teóricas permeiam o texto, como Paulo Freire, Gaston Bachelard e Ludwik Fleck. O resultado das análises indica que os estágios supervisionados nos cursos de licenciatura em Química do IFG proporcionam aos/às formadores/as de professores/as um ambiente de aprendizagem teórica, prática e reflexiva, em que podem aprimorar suas ações pedagógicas, refletir e receber avaliações construtivas e se manter em formação permanente, contribuindo assim para o seu desenvolvimento profissional. Ademais, também indica diversos desafios que podem ser obstáculos para o desenvolvimento profissional docente, como a não integração efetiva com a escola campo e a noção de sujeitos acabados que não se consideram em processo formativo contínuo.Abstract: This research is located in the Teacher Training research line, of the Postgraduate Program in Scientific and Technological Education at the Federal University of Santa Catarina, under the focus of this line that covers studies on related degree curricula, reflections on the supervised internship and pedagogical practice as a locus of knowledge and not just an application of theories. This study approaches the process of professional development of chemistry teacher educators, which can be fostered through the interaction between subjects and praxis in the supervised internship. The aim is to analyses the training context of the supervised internship and its contribution to the professional development of chemistry teachers, with an emphasis on teacher trainers in the context of the Federal Institutes of Education, Science and Technology of Goiás (IFG - acronym in Portuguese language). The contributions of the literature related to teacher training in supervised internships and the professional development of chemistry teacher trainers were analysed. An analysis was carried out of nine scientific articles which, in the field of research about the internship in teacher training. The specific aim of this analysis was to explore the various perspectives and approaches present in the academic literature in theses and dissertations on supervised internships in undergraduate chemistry training. Above all, it highlights the need for work focused on the professional development of teacher educators. We also analysed the documents, norms, guidelines and legislation that influence or influenced teacher training in the period 2015-2022. Likewise, the aim was to understand the guidelines of IFG regarding teacher training and teaching work in the Federal Institutes (IFs), as well as to comprehend the supervision activities of the supervised internship and their implications for the professional development of the trainer of Chemistry teachers. At last, 15 semi-structured interviews were carried out with chemistry teacher trainers who are supervised internship supervisors at the IFG in order to characterize elements of the supervised internship that foster the professional development of chemistry teacher trainers at the IFG. The interviews, as well as the analysis of the literature, were submitted to the procedures of Discursive Textual Analysis and presented through emerging analytical categories that bring elements of the supervised internship that favor the professional development of the IFG chemistry teacher trainer, such as: the role of shared teaching, theoretical and methodological strategies, formative self-management, among others. Different theoretical interlocutions permeate the text, such as Paulo Freire, Gaston Bachelard and Ludwik Fleck. The results of the analysis indicate that supervised internships in Chemistry degree courses in IFGs provide teacher trainers with a theoretical, practical and reflective learning environment, in which they can improve their pedagogical actions, reflect and receive constructive evaluations and remain in permanent training, thus contributing to their professional development. It also points to various challenges that can be obstacles to teachers' professional development, such as the lack of effective integration with the field school and the notion of finished subjects who do not consider themselves to be in a continuous training process.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264041
Date: 2024


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