Title: | A EJA como espaço de formação permanente: percepções de docentes de ciências |
Author: | Vieira, Natália Rosa |
Abstract: |
A presente pesquisa investiga quais as percepções dos docentes de Ciências que ministram aula na EJA Florianópolis e sobre como esta experiência influencia sua formação permanente. As discussões englobam a temática da formação de professores e a Educação de Jovens e Adultos. Sobre a formação de professores, abordam-se algumas perspectivas de formação docente, desde a formação inicial, a formação continuada e a formação permanente, destacando alguns de seus aspectos fundamentais, à relação entre a teoria e a prática, considerando o papel formativo da carreira docente e o papel da pesquisa como princípio educativo e possibilidade de formação permanente. Sobre a modalidade educacional, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), busca-se explanar os aspectos históricos e políticos da modalidade e sua constituição no Brasil até as características atuais de ensino, além de suas especificidades no município de Florianópolis, que conta com a metodologia da pesquisa como princípio educativo. A proposta deste estudo é de caráter qualitativo e sua coleta de dados ocorre por meio de uma entrevista semiestruturada com docentes de Ciências do ano de 2023. Os dados coletados foram analisados a partir do método de Análise Textual Discursiva, que resultou nas seguintes categorias de análise: Práticas de ensino de Ciências na EJA Florianópolis, Pesquisa como princípio educativo, Docência compartilhada e Impactos da atuação no processo formativo do docente de Ciências. Ao propor discussões relevantes para o meio acadêmico, os dados possibilitaram uma melhor compreensão da área de formação de professores, abordando o ensino de Ciências e a modalidade EJA, visto que possibilitaram identificar impactos positivos nas diferentes percepções de formação dos docentes, além de evidenciar as relações, durante o processo, entre os professores na docência compartilhada. Abstract: This research investigates the perceptions of Science teachers who teach at EJA (Youth and Adult Education) in Florianópolis/SC - Brazil, and how this experience influences their continuing education. The discussions encompass the theme of teacher training and youth and adult education. Regarding teacher education, some perspectives are addressed in this regard, from initial education, continuing education and continuing education, highlighting some of its fundamental aspects, to the relationship between theory and practice, considering the formative role of the teaching career and the role of research as an educational principle and possibility of continuing education. Regarding the educational modality, EJA, the aim is to explain the historical and political aspects of the modality and its constitution in Brazil up to the current characteristics of teaching, in addition to its specificities in the city of Florianópolis, which relies on the research methodology as an educational principle. The purpose of this study is qualitative and data collection is carried out through a semi-structured interview with Science teachers in 2023. The data collected were analyzed using the Discursive Textual Analysis method, which resulted in the following categories of analysis: Science teaching practices in EJA Florianópolis, Research as an educational principle, Shared teaching, and Impacts of the work on the formative process of Science teachers. By proposing discussions relevant to the academic environment, the data allowed for a better understanding of the area of ??teacher education, addressing Science teaching and the EJA modality, since they made it possible to identify positive impacts on the different perceptions of education of teachers, in addition to highlighting the relationships, during the process, between teachers in shared teaching. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263886 |
Date: | 2024 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PECT0594-D.pdf | 1.263Mb |
View/ |