Title: | Movimento Browniano e natureza da ciência: contribuições a partir da teoria da atividade cultural-histórica |
Author: | Toniazzo, André Luiz da Rosa |
Abstract: |
Perspectivas educacionais e discussões sobre a Natureza da Ciência estão em evidência nas últimas décadas da pesquisa em educação científica. Diversas são as interpretações acerca do termo Natureza da Ciência e algumas perspectivas como os aspectos consensuais e a semelhança familiar ganharam cada vez mais relevância no contexto educacional. Com o objetivo de proporcionar discussões educacionais sobre a Natureza da Ciência, utilizamos o referencial da Teoria da Atividade Cultural-Histórica, que se organiza em uma perspectiva Marxista a partir dos trabalhos de Vigotski e Leontiev, e que busca apresentar uma concepção dialética de desenvolvimento humano, para discutir aspectos de Natureza da Ciência a partir de um recorte histórico do Movimento Browniano, estudado sistematicamente por Robert Brown a partir de 1827. Para isso, envolvemos e discutimos as contribuições da Teoria da Atividade Cultural-Histórica para tratar de aspectos \"dissensuais\" presentes na história do Movimento Browniano, fazendo emergir as contradições que possibilitaram que se desenvolvesse como objeto científico e educacional. Abstract: Educational perspectives and discussions about the Nature of Science have been in evidence in recent decades of research in science education. There are several interpretations regarding the term Nature of Science and some perspectives such as consensual aspects and family resemblance have become increasingly relevant in the educational context. With the aim of providing educational discussions about the Nature of Science, we use the framework of the Theory of Cultural-Historical Activity, which is organized in a Marxist perspective based on the works of Vygotsky and Leontiev, and which seeks to present a dialectical conception of human development , to discuss aspects of the Nature of Science from a historical perspective of the Brownian Movement, systematically studied by Robert Brown from 1827 onwards. To this end, we involve and discuss the contributions of the Theory of Cultural-Historical Activity to deal with \"dissensual\" aspects present in the history of the Brownian Movement, bringing to light the contradictions that allowed it to develop as a scientific and educational object. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263835 |
Date: | 2024 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PECT0592-D.pdf | 625.7Kb |
View/ |