dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pimenta, Ricardo de Almeida |
|
dc.contributor.author |
Mattos, Daniela Estima |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-26T21:27:38Z |
|
dc.date.available |
2025-02-26T21:27:38Z |
|
dc.date.issued |
2025-02-17 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263629 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A imprevisibilidade a partir das interações com o meio, o risco controlado e a sensação de vertigem proporcionada aos seus praticantes são características das Práticas Corporais de Aventura, um conteúdo pertencente à Base Nacional Comum Curricular. Dentre essas práticas, o slackline é uma modalidade que consiste em equilibrar-se sobre uma fita fixa em dois pontos em uma determinada altura. O presente trabalho visou mapear barreiras e facilitadores para o ensino do slackline, a partir da percepção de professores de Educação Física da Rede Municipal de Florianópolis. Para tal, o estudo utilizou entrevistas semiestruturadas a fim de coletar dados sobre a percepção de professores de Educação Física da Rede Municipal de Florianópolis. O estudo identificou desafios como a falta de formação específica dos professores acerca das Práticas Corporais de Aventura, limitações estruturais das escolas e ausência de materiais didáticos sistematizados, mas, por outro lado, apontando estratégias e adaptações utilizadas para viabilizar a prática. A produção desse mapeamento foi essencial para auxiliar na abordagem pedagógica e no planejamento das atividades escolares relacionadas ao slackline. Apesar das barreiras identificadas, a pesquisa aponta caminhos viáveis para a implementação da modalidade no ambiente escolar e sugere a necessidade de estudos futuros e maior sistematização acadêmica para apoiar os professores na aplicação do slackline nas aulas. |
pt_BR |
dc.format.extent |
44 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
slackline |
pt_BR |
dc.subject |
barreiras |
pt_BR |
dc.subject |
facilitadores |
pt_BR |
dc.subject |
escola |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Física |
pt_BR |
dc.title |
BARREIRAS E FACILITADORES PARA O ENSINO DO SLACKLINE NA ESCOLA: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |