BARREIRAS E FACILITADORES PARA O ENSINO DO SLACKLINE NA ESCOLA: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

DSpace Repository

A- A A+

BARREIRAS E FACILITADORES PARA O ENSINO DO SLACKLINE NA ESCOLA: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Pimenta, Ricardo de Almeida
dc.contributor.author Mattos, Daniela Estima
dc.date.accessioned 2025-02-26T21:27:38Z
dc.date.available 2025-02-26T21:27:38Z
dc.date.issued 2025-02-17
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263629
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura. pt_BR
dc.description.abstract A imprevisibilidade a partir das interações com o meio, o risco controlado e a sensação de vertigem proporcionada aos seus praticantes são características das Práticas Corporais de Aventura, um conteúdo pertencente à Base Nacional Comum Curricular. Dentre essas práticas, o slackline é uma modalidade que consiste em equilibrar-se sobre uma fita fixa em dois pontos em uma determinada altura. O presente trabalho visou mapear barreiras e facilitadores para o ensino do slackline, a partir da percepção de professores de Educação Física da Rede Municipal de Florianópolis. Para tal, o estudo utilizou entrevistas semiestruturadas a fim de coletar dados sobre a percepção de professores de Educação Física da Rede Municipal de Florianópolis. O estudo identificou desafios como a falta de formação específica dos professores acerca das Práticas Corporais de Aventura, limitações estruturais das escolas e ausência de materiais didáticos sistematizados, mas, por outro lado, apontando estratégias e adaptações utilizadas para viabilizar a prática. A produção desse mapeamento foi essencial para auxiliar na abordagem pedagógica e no planejamento das atividades escolares relacionadas ao slackline. Apesar das barreiras identificadas, a pesquisa aponta caminhos viáveis para a implementação da modalidade no ambiente escolar e sugere a necessidade de estudos futuros e maior sistematização acadêmica para apoiar os professores na aplicação do slackline nas aulas. pt_BR
dc.format.extent 44 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject slackline pt_BR
dc.subject barreiras pt_BR
dc.subject facilitadores pt_BR
dc.subject escola pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.title BARREIRAS E FACILITADORES PARA O ENSINO DO SLACKLINE NA ESCOLA: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC Daniela Assinado.pdf 687.6Kb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar