Abstract:
|
A imprevisibilidade a partir das interações com o meio, o risco controlado e a sensação de vertigem proporcionada aos seus praticantes são características das Práticas Corporais de Aventura, um conteúdo pertencente à Base Nacional Comum Curricular. Dentre essas práticas, o slackline é uma modalidade que consiste em equilibrar-se sobre uma fita fixa em dois pontos em uma determinada altura. O presente trabalho visou mapear barreiras e facilitadores para o ensino do slackline, a partir da percepção de professores de Educação Física da Rede Municipal de Florianópolis. Para tal, o estudo utilizou entrevistas semiestruturadas a fim de coletar dados sobre a percepção de professores de Educação Física da Rede Municipal de Florianópolis. O estudo identificou desafios como a falta de formação específica dos professores acerca das Práticas Corporais de Aventura, limitações estruturais das escolas e ausência de materiais didáticos sistematizados, mas, por outro lado, apontando estratégias e adaptações utilizadas para viabilizar a prática. A produção desse mapeamento foi essencial para auxiliar na abordagem pedagógica e no planejamento das atividades escolares relacionadas ao slackline. Apesar das barreiras identificadas, a pesquisa aponta caminhos viáveis para a implementação da modalidade no ambiente escolar e sugere a necessidade de estudos futuros e maior sistematização acadêmica para apoiar os professores na aplicação do slackline nas aulas. |