Abstract:
|
Este estudo visa focalizar o ensino de equações polinomiais de primeiro grau com
uma incógnita na educação básica sob a perspectiva do Modelo do Conhecimento
Especializado do Professor de Matemática (MTSK) de Carrillo et al. O problema de
pesquisa central indaga sobre os conhecimentos necessários ao professor de
matemática para que ele possa abordar o ensino de equações polinomiais de
primeiro grau com uma incógnita na educação básica, identificando as respectivas
áreas do MTSK cruciais nesse contexto. A abordagem metodológica adotada é
eminentemente bibliográfica, explorando, principalmente, artigos científicos e
dissertações a fim de analisar criticamente o MTSK, compreender suas áreas e
domínios e investigar sua aplicação no ensino de equações polinomiais de primeiro
grau. Espera-se que o estudo proporcione uma compreensão aprofundada das
áreas do MTSK e de suas aplicações no contexto do tema. Dentre os resultados
almejados estão visões valiosas para futuros professores, com o propósito de
contribuir para aprimorar práticas pedagógicas e sugerir estratégias eficazes para o
ensino de álgebra na educação básica. A discussão sobre o significado dos
resultados ressalta a relevância do estudo para a educação matemática, destacando
a importância de abordagens específicas e do desenvolvimento contínuo do
conhecimento especializado do professor de matemática. Ao utilizar o MTSK, esta
pesquisa não apenas oferece contribuições práticas para a prática docente, como
também avança na compreensão do conhecimento especializado necessário para
promover uma educação matemática de qualidade. |