Um estudo histórico-epistemológico do desenvolvimento da Tabela Periódica de Dmitri Ivanovich Mendeleev: implicações ao ensino de ciências

DSpace Repository

A- A A+

Um estudo histórico-epistemológico do desenvolvimento da Tabela Periódica de Dmitri Ivanovich Mendeleev: implicações ao ensino de ciências

Show full item record

Title: Um estudo histórico-epistemológico do desenvolvimento da Tabela Periódica de Dmitri Ivanovich Mendeleev: implicações ao ensino de ciências
Author: Lorenzetti, Cristina Spolti
Abstract: A Tabela Periódica é bastante conhecida e disseminada no ensino e em materiais em geral, mas com escassas discussões contextuais, históricas e epistemológicas. Isso implica a construção de concepções que a entendem como um produto da ciência acabado, inerte de inovações. Não é incomum que se encontre, tanto em livros didáticos quanto em veículos que socializam a ciência, narrativas que resumem a história da Tabela Periódica ao ?sonho de Mendeleev?. Nessa perspectiva, descontextualizada e acrítica, é dito que o químico russo Dmitri Ivanovich Mendeleev (1834-1907) a teria ?descoberto? em um mero sonho; desconsiderando o processo de seu desenvolvimento, minimizando sua complexidade histórica e epistemológica, além de disseminar ? equivocadamente ? uma ideia de que sua estrutura é muito menos abrangente e fértil do que por certo é. Assim sendo, essa dissertação tem por objetivo geral desenvolver uma investigação histórico-epistemológica acerca da Tabela Periódica de Mendeleev visando elaborar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) que comporte, por meio de uma articulação da História e Filosofia da Ciência (HFC) contemporânea e de princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel (TAS), discussões conceituais e relativas à Natureza da Ciência (NdC) sobre essa temática. Dessa forma, ancorando-se nos referenciais epistemológico (moderna filosofia da ciência), educacional (princípios da TAS) e metodológico (UEPS) e à luz de uma historiografia atual, apresenta-se o seguinte problema de pesquisa: Como aspectos de História e Filosofia da Ciência e de Natureza da Ciência relacionados à gênese da Tabela Periódica podem contribuir para discussões de e sobre ciência no ensino de física e química? A dissertação está estruturada na forma de artigos, nos quais os resgates histórico-epistemológicos perpassam diferentes aspectos estruturantes da Tabela Periódica, dentre eles: analisar o entendimento de elemento como constituinte fundamental do mundo, sobretudo entre os séculos XVI e XVII, e disputas teóricas em seu entorno; outras sistematizações de elementos químicos que surgiram no século XIX; aspectos da vida e obra de Mendeleev que podem ter influenciado o desenvolvimento de sua Tabela em particular; a própria noção de descoberta científica, sua estrutura conceitual e epistemológica. A UEPS desenvolvida comporta considerações histórico-epistemológicas que permearam a construção da Tabela Periódica e discussões relativas à NdC a partir da articulação da HFC contemporânea e de princípios da TAS de Ausubel.Abstract: The Periodic Table is well-known and widely used in teaching and in general materials, but there are few contextual, historical and epistemological discussions. This implies the construction of concepts that understand it as a finished product of science, inert to innovations. It is not uncommon to find, both in textbooks and in media that socialize science, narratives that summarize the history of the Periodic Table as ?Mendeleev?s dream?. From this decontextualized and uncritical perspective, it is said that the Russian chemist Dmitri Ivanovich Mendeleev (1834-1907) would have ?discovered? it in a mere dream; disregarding the process of its development, minimizing its historical and epistemological complexity, in addition to disseminating ? mistakenly ? an idea that its structure is much less comprehensive and fertile than it certainly is. Therefore, this dissertation has the general objective of developing a historical-epistemological investigation about Mendeleev's Periodic Table, aiming to develop a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) that includes, through an articulation of the contemporary History and Philosophy of Science and principles of David Ausubel's Theory of Meaningful Learning (TML), conceptual discussions and related to the Nature of Science. Thus, anchored in the epistemological (modern philosophy of science), educational (TML principles) and methodological (PMTU) and in the light of a current historiography, the following research problem is presented: How can aspects of History and Philosophy of Science and Nature of Science related to the genesis of the Periodic Table contribute to discussions of and about science in the teaching of physics and chemistry? The dissertation is structured in the form of articles, in which historical-epistemological analyses will cover different structuring aspects of the Periodic Table, including: analyzing the understanding of the element as a fundamental constituent of the world, especially between the 16th and 17th centuries, and theoretical disputes surrounding it; other systematizations of chemical elements that emerged in the 19th century; aspects of Mendeleev's life and work that may have influenced the development of his Table in particular; the very notion of scientific discovery, its conceptual and epistemological structure. The PMTU developed includes historical-epistemological considerations that permeated the construction of the Periodic Table and discussions related to the Nature of Science based on the articulation of the contemporary History and Philosophy of Science and principles of Ausubel's TML.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263421
Date: 2024


Files in this item

Files Size Format View
PECT0590-D.pdf 2.514Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar