O que dizem os artigos de pesquisa sobre a área de ciências da natureza e suas tecnologias em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

DSpace Repository

A- A A+

O que dizem os artigos de pesquisa sobre a área de ciências da natureza e suas tecnologias em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

Show full item record

Title: O que dizem os artigos de pesquisa sobre a área de ciências da natureza e suas tecnologias em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Author: Larroyd, Letícia Medeiros
Abstract: Este trabalho busca investigar o que dizem os artigos de pesquisa sobre a Área de Ciências da Natureza e suas tecnologias em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Embora haja inúmeros trabalhos sobre o tema, ainda não há um que faça uma investigação que aponte padrões e fragilidades no que vem sendo publicado sobre o tema no Brasil. Por isso, a nossa questão de pesquisa é ?O que dizem os artigos de pesquisa sobre a Área de Ciências da Natureza e suas tecnologias em relação ao ENEM?? e, para respondê-la, tivemos como objetivo ?Analisar o conteúdo dos artigos acadêmicos sobre a Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no ENEM, identificando as principais discussões e tendências presentes nas publicações científicas, dando destaque às discussões que envolvem o ENEM?. Essa pesquisa é de natureza qualitativa do tipo pesquisa bibliográfica. Ela se aproxima de um Estado do Conhecimento e foi realizada através de uma revisão sistemática de literatura feita nas seguintes bases de dados: Portal de Periódicos da Capes, Directory of Open Access Journals (DOAJ), Scopus e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Após o processo de seleção de trabalhos, foram analisados 95 artigos, que foram organizados em grupos e subgrupos em relação ao seu foco principal. O maior grupo totalizou 82 trabalhos, que são os que fazem análise de itens e/ou da Matriz de Referência da prova. A maioria desses trabalhos foca em analisar itens de uma disciplina ou conteúdo disciplinar, outros relacionam a análise de itens com informações da Matriz de Referência (como as competências e habilidades) ou os microdados divulgados pelo INEP. Os grupos que relacionam o ENEM com documentos curriculares, livros didáticos ou professores englobam temas pouco explorados pela área, o que fica evidente ao se comparar a quantidade de trabalhos em cada um desses grupos ao número total de trabalhos analisados. De forma geral, os trabalhos pouco discutem sobre a importância política do ENEM, mostrando uma maior preocupação com relação aos conteúdos disciplinares presentes na prova.Abstract: This study aims to investigate what published articles about the area of Ciências da Natureza e suas Tecnologias discuss about Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Despite there are numerous studies on the subject, there is no investigation that identifies patterns and weaknesses in the existing literature on this topic in Brazil. Therefore, our research question is \"What do articles about the area of Ciências da Natureza e suas Tecnologias discuss about ENEM?\" To answer this, our objective was \"To analyze the content of academic articles on the area of Ciências da Natureza e suas Tecnologias in ENEM, identifying the main discussions and trends present in scientific publications.\" This research is qualitative in nature, specifically a bibliographic study. It resembles a State of Knowledge and was conducted through a systematic literature review across the following databases: Portal de Periódicos da Capes, Directory of Open Access Journals (DOAJ), Scopus, and Scientific Electronic Library Online (SciELO). Following the selection process, 95 articles were analyzed and categorized into groups and subgroups based on their focus. The largest group comprised 82 studies that analyze test items and/or the Reference Matrix of the exam. Most of these studies focus on analyzing items from a specific discipline or disciplinary content, while others connect item analysis with information from the Reference Matrix (such as competencies and skills) or microdata released by INEP. Groups exploring connections between ENEM and curriculum documents, textbooks, or teachers cover less explored themes in the field, as evidenced by the comparison of the number of studies in each of these groups with the total number analyzed. Overall, the articles provide limited discussion on the political importance of ENEM, demonstrating greater concern regarding the disciplinary content present in the exam.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263345
Date: 2024


Files in this item

Files Size Format View
PECT0589-D.pdf 1.005Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar