dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Monte, Adilson André Martins |
|
dc.contributor.author |
Gonçalves, Lucas Douglas |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-10T12:56:39Z |
|
dc.date.available |
2025-02-10T12:56:39Z |
|
dc.date.issued |
2024-12-10 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263263 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Bacharelado. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo identificar as principais motivações que
levam os alunos universitários a escolherem o tênis de campo como modalidade
esportiva. A pesquisa adotou uma abordagem quantitativa, com a aplicação de um
questionário de motivação e prática de tênis, utilizando a escala de Likert de 1 a 5.
Os participantes foram alunos universitários, que responderam de acordo com suas
experiências e razões para praticar o esporte. Os resultados indiciaram que tanto
ambos os sexos escolheram o tênis devido aos valores que o tênis ensina como o
jogo limpo e à socialização proporcionada pela modalidade, fatores que se
destacaram como os mais importantes. A possibilidade de fazer novas amizades e
aprender conceitos e habilidades dentro do esporte também foi altamente
valorizada. Em contraste, a influência de amigos e familiares teve uma importância
consideravelmente baixa na escolha do tênis, sugerindo que os alunos buscam
praticar o esporte por vontade própria, sem grande pressão externa. Conclui-se que
os alunos universitários escolhem o tênis de campo principalmente como uma
oportunidade de socialização e aprendizado, com menor influência de fatores
externos. Isso reflete uma busca pela autonomia na prática esportiva, priorizando o
prazer e a interação social proporcionada pelo esporte. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The aim of this study is to identify the main motivations that lead university students
to choose tennis as a sport. The research adpted a quantitative approach, applying a
motivation and tennis practice questionnaire using a 1 to 5 Likert scale. The
participants were university students who answered based on their experiences and
reasons for practicing the sport. The results indicated that both genders chose tennis
for the values it teaches, such as fair play, and for the socialization the sport
provides, with these factors standing out as the most important. The possibility of
making new friends and learning concepts and skills within the sport was also highly
valued. In contrast, the influence of friends and family had considerably low
importance in the choice of tennis, suggesting that students are motivated to practice
the sport on their own accord, without significant external pressure. It is concluded
that university students choose tennis primarily as na opportunity for socialization,
values and learning, with less influence from external factors. This reflects a pursuit
of autonomy in sports practice, prioritizing the enjoyment and social interaction
provided by the sport. |
pt_BR |
dc.format.extent |
39 folhas |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
motivação |
pt_BR |
dc.subject |
tênis de campo |
pt_BR |
dc.subject |
alunos universitários |
pt_BR |
dc.title |
Por que os universitários escolhem o tênis como modalidade?: um estudo sobre motivações e benefícios |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |