Title: | Por que os universitários escolhem o tênis como modalidade?: um estudo sobre motivações e benefícios |
Author: | Gonçalves, Lucas Douglas |
Abstract: |
O presente trabalho tem como objetivo identificar as principais motivações que levam os alunos universitários a escolherem o tênis de campo como modalidade esportiva. A pesquisa adotou uma abordagem quantitativa, com a aplicação de um questionário de motivação e prática de tênis, utilizando a escala de Likert de 1 a 5. Os participantes foram alunos universitários, que responderam de acordo com suas experiências e razões para praticar o esporte. Os resultados indiciaram que tanto ambos os sexos escolheram o tênis devido aos valores que o tênis ensina como o jogo limpo e à socialização proporcionada pela modalidade, fatores que se destacaram como os mais importantes. A possibilidade de fazer novas amizades e aprender conceitos e habilidades dentro do esporte também foi altamente valorizada. Em contraste, a influência de amigos e familiares teve uma importância consideravelmente baixa na escolha do tênis, sugerindo que os alunos buscam praticar o esporte por vontade própria, sem grande pressão externa. Conclui-se que os alunos universitários escolhem o tênis de campo principalmente como uma oportunidade de socialização e aprendizado, com menor influência de fatores externos. Isso reflete uma busca pela autonomia na prática esportiva, priorizando o prazer e a interação social proporcionada pelo esporte. The aim of this study is to identify the main motivations that lead university students to choose tennis as a sport. The research adpted a quantitative approach, applying a motivation and tennis practice questionnaire using a 1 to 5 Likert scale. The participants were university students who answered based on their experiences and reasons for practicing the sport. The results indicated that both genders chose tennis for the values it teaches, such as fair play, and for the socialization the sport provides, with these factors standing out as the most important. The possibility of making new friends and learning concepts and skills within the sport was also highly valued. In contrast, the influence of friends and family had considerably low importance in the choice of tennis, suggesting that students are motivated to practice the sport on their own accord, without significant external pressure. It is concluded that university students choose tennis primarily as na opportunity for socialization, values and learning, with less influence from external factors. This reflects a pursuit of autonomy in sports practice, prioritizing the enjoyment and social interaction provided by the sport. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Bacharelado. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263263 |
Date: | 2024-12-10 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
TCC_Lucas_Douglas_Gonçalves.pdf | 1.051Mb |
View/ |