Surfe como ferramenta de promoção da educação ambiental em jovens e crianças

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Surfe como ferramenta de promoção da educação ambiental em jovens e crianças

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Pimenta, Ricardo de Almeida
dc.contributor.author Dal Moro, Eduardo Bervian
dc.date.accessioned 2025-02-10T01:16:36Z
dc.date.available 2025-02-10T01:16:36Z
dc.date.issued 2024-12-16
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263252
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura. pt_BR
dc.description.abstract As atividades de aventura na natureza podem estar associadas a mudanças significativas na maneira com que os seus praticantes percebem e se relacionam com o meio ambiente. Entre estas atividades de aventura, destaca-se o surfe, uma modalidade que vêm se popularizando intensamente nos últimos anos e que apresenta características que favorecem um envolvimento profundo entre os seus adeptos e o ambiente natural em que a prática é realizada. Desta maneira, é possível observar a hipótese de que as atividades de aventura na natureza, entre elas o surfe, possam se tornar aliadas importantes no desenvolvimento de indivíduos que sejam capazes de estabelecer relações mais harmoniosas com o meio ambiente. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar se crianças e jovens que praticam o surfe apresentam uma maior conscientização ambiental em relação àquelas que não praticam. Para isso, foram realizadas entrevistas com diferentes grupos, compostos por praticantes e não praticantes da modalidade a fim de comparar os resultados. A partir das entrevistas, mesmo não sendo possível observar distinções aparentes entre os grupos entrevistados, verificou-se que os praticantes de surfe apresentaram vínculos significativos com a natureza e o entendimento que a poluição afeta a prática da modalidade. Desta maneira, constatou-se que diferentes fatores podem estar associados à promoção da Educação Ambiental, como a interação com o meio natural e um contexto escolar engajado nesta temática. Portanto, conclui-se que a combinação destes aspectos, com a introdução de atividades de aventura nas escolas, pode apresentar resultados ainda mais expressivos na formação de sujeitos ecologicamente conscientes. pt_BR
dc.format.extent 51 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Atividades de aventura na natureza, Surfe, Educação Ambiental, Educação Física pt_BR
dc.title Surfe como ferramenta de promoção da educação ambiental em jovens e crianças pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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