Abstract:
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As atividades de aventura na natureza podem estar associadas a mudanças significativas na maneira com que os seus praticantes percebem e se relacionam com o meio ambiente. Entre estas atividades de aventura, destaca-se o surfe, uma modalidade que vêm se popularizando intensamente nos últimos anos e que apresenta características que favorecem um envolvimento profundo entre os seus adeptos e o ambiente natural em que a prática é realizada. Desta maneira, é possível observar a hipótese de que as atividades de aventura na natureza, entre elas o surfe, possam se tornar aliadas importantes no desenvolvimento de indivíduos que sejam capazes de estabelecer relações mais harmoniosas com o meio ambiente. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar se crianças e jovens que praticam o surfe apresentam uma maior conscientização ambiental em relação àquelas que não praticam. Para isso, foram realizadas entrevistas com diferentes grupos, compostos por praticantes e não praticantes da modalidade a fim de comparar os resultados. A partir das entrevistas, mesmo não sendo possível observar distinções aparentes entre os grupos entrevistados, verificou-se que os praticantes de surfe apresentaram vínculos significativos com a natureza e o entendimento que a poluição afeta a prática da modalidade. Desta maneira, constatou-se que diferentes fatores podem estar associados à promoção da Educação Ambiental, como a interação com o meio natural e um contexto escolar engajado nesta temática. Portanto, conclui-se que a combinação destes aspectos, com a introdução de atividades de aventura nas escolas, pode apresentar resultados ainda mais expressivos na formação de sujeitos ecologicamente conscientes. |