Proposta de sequência didática para aprendizagem de genética evolutiva no ensino médio com enfoque na educação antirracista

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Proposta de sequência didática para aprendizagem de genética evolutiva no ensino médio com enfoque na educação antirracista

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Title: Proposta de sequência didática para aprendizagem de genética evolutiva no ensino médio com enfoque na educação antirracista
Author: Amaral, Whilliam Guilherme
Abstract: A educação sempre foi a principal arma para a formação de um cidadão consciente de seus direitos e deveres na construção de uma sociedade mais justa e que respeite a diversidade. Diante disso, o ensino por investigação como metodologia ativa ganha um papel de grande relevância para que o aluno se torne protagonista no seu processo de ensino-aprendizagem, que é preconizado pela BNCC na implementação do Novo Ensino Médio. Assim, as ciências biológicas fornecem um arcabouço teórico para que os alunos compreendam os fundamentos científicos e, mais especificamente, genéticos e evolutivos nesse processo. Além disso, o estudo das mutações e modificações epigenéticas são um passo essencial nesse método de conhecimento do surgimento da variabilidade nos seres vivos que culmina em toda a biodiversidade existente no planeta. Nesse sentido, os alunos podem compreender a formação de novas espécies, inclusive por meio de atividades lúdicas como massa de modelar, além dos diferentes tipos de cor de pele nos seres humanos e sua distribuição geográfica para entender os fatores ambientais que contribuíram para o surgimento dessa variação nas diferentes populações humanas. Em suma, a partir deste estudo, a compreensão deste processo permite que os alunos possam ter uma base científica para o combate ao racismo ainda tão presente na sociedade.Abstract: Education has always been the main weapon for developing citizens who are aware of their rights and duties in building a fairer society that respects diversity. In view of this, research-based teaching as an active methodology takes on a very important role so that the student becomes a protagonist in their teaching-learning process, which is recommended by the BNCC in the implementation of the New Secondary Education. Thus, biological sciences provide a theoretical framework for students to understand the scientific and, more specifically, genetic and evolutionary foundations of this process. Furthermore, the study of epigenetic changes and modifications is an essential step in this method of understanding the emergence of variability in living beings that culminates in all the biodiversity existing on the planet. In this sense, students can understand the formation of new species, including through playful activities such as modeling clay, in addition to the different types of skin color in humans and their geographic distribution to understand the environmental factors that arose for the emergence of this variations in different human populations. In short, from this study, understanding this process allows students to have a scientific basis for combating racism, which is still so present in society.
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263080
Date: 2024


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