Title: | Infância Guarani, travessia, brincadeira: Kyringue onheovangaa |
Author: | Veríssimo, Silvana Mindua Vidal |
Abstract: |
Este trabalho de pesquisa tem por objetivo central investigar as brincadeiras na infância das crianças Guarani Mbyá. Nossa terra indígena Yynn Moroti Wherá está localizada na Cidade de Biguaçu, no Estado de Santa Catarina. Nossa proposta pretende dar destaque para as brincadeiras, jogos e saberes dos nossos ancestrais, mantendo a tradição do Nhanderekó (modo ser e ensinar) Guarani. Manter a tradição na constituição física, mental, emocional, espiritual e social da criança Guarani (o ser criança Guarani), ao registrar na linguagem escrita a sabedoria oral e as práticas vivas Guarani. Os dados foram produzidos a partir de conversas com anciões e anciãs de sete aldeias Guarani na região da Grande Florianópolis. Estas conversas foram registradas em áudio, com o auxílio do celular e em fotografias. Ao mesmo tempo, uma proposta de um espaço para as crianças guaranis em nossa aldeia foi se materializando. Trata-se de uma ideia que vem sendo pensada por mim desde minha formação no ensino médio e que ganhou força com a graduação em licenciatura indígena. Com o apoio de muitas pessoas, entre elas não indígenas, este espaço para a infância foi construído e hoje se constitui em uma proposta de acolhimento das crianças, na aldeia. As pressões que os povos indígenas vêm sofrendo no Brasil, a necessidade de buscar meios de vida fora da aldeia e a diminuição de nossas terras, são fatores, entre outros, que vêm comprometendo nossas tradições e modos de vida comunitária. Esta dissertação pretende dar visibilidade a esta problemática, destacando a necessidade de sermos reconhecidos como brasileiros, sujeitos de direitos, assim como nossas crianças, que têm direito a infância na tradição guarani. A partir do conhecimento científico sistematizado neste relatório, espera-se contribuir na valorização da cosmologia Guarani, tradicionalmente oralizada. Abstract: The central aim of this research project is to investigate play in the childhood of Guarani Mbyá children. Our indigenous land, Yynn Moroti Wherá, is located in the city of Biguaçu, in the state of Santa Catarina. Our proposal aims to highlight the games, plays and knowledge of our ancestors, maintaining the tradition of the Guarani Nhanderekó (way of being and teaching). Maintaining tradition in the physical, mental, emotional, spiritual and social constitution of the Guarani child (the Guarani child being), by recording Guarani oral wisdom and living practices in written language. The data was produced from conversations with elders from seven Guarani villages in the Greater Florianópolis region. These conversations were recorded on audio, with the help of a cell phone and photographs. At the same time, a proposal for a space for Guarani children in our village was materializing. It's an idea that I've been thinking about since I graduated from high school and which gained momentum with my degree in indigenous studies. With the support of many people, including non-indigenous people, this space for children was built and today it is a proposal for welcoming children into the village. The pressures that indigenous peoples have been under in Brazil, the need to seek a livelihood outside the village and the shrinking of our lands are factors, among others, that have been compromising our traditions and ways of community life. This dissertation aims to give visibility to this problem, highlighting the need for us to be recognized as Brazilians, subjects of rights, just like our children, who have the right to childhood in the Guarani tradition. Based on the scientific knowledge systematized in this report, we hope to contribute to the appreciation of the traditionally oralized Guarani cosmology. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262979 |
Date: | 2024 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEED1782-D.pdf | 4.007Mb |
View/ |