Atividades experimentais de química em pequenos grupos em um contexto com pessoas cegas e videntes

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Title: Atividades experimentais de química em pequenos grupos em um contexto com pessoas cegas e videntes
Author: Silveira, Renata Aragão da
Abstract: Ao longo da história, são caracterizadas as problemáticas da participação do público-alvo da Educação Especial em espaços comuns de nossa sociedade. No contexto escolar, diferentes são as dificuldades descritas na literatura que repercutem no processo de ensino e aprendizagem desses sujeitos. Entre elas, estão as relativas ao desenvolvimento e à participação desse público em atividades experimentais de Ciências/Química. De modo a superar essas dificuldades e favorecer aprendizagens mais amplas, pretendeu-se investigar potencialidades e limites de propostas de atividades experimentais de Química em pequenos grupos, em um contexto envolvendo pessoas cegas e videntes, no âmbito de uma determinada escola pública, para a construção de conhecimentos, a promoção de interações sociais e a possível transformação das compreensões discentes a respeito da pessoa cega. Podem-se, desse modo, fomentar reflexões para além da aprendizagem de conceitos, muitas vezes supervalorizada no Ensino de Ciências, em detrimento de aprendizagens pertinentes ao desenvolvimento discente, em atenção à diversidade humana. Foram planejadas e desenvolvidas três propostas de atividades experimentais, cada uma, dialogando com uma estratégia de trabalho em grupo, além de outras características que foram consideradas no seu planejamento para valorizar a participação de pessoas cegas e videntes. As informações qualitativas foram construídas por meio de: entrevistas e questionários respondidos antes do desenvolvimento das propostas de atividades experimentais; gravações de áudios e vídeos durante o desenvolvimento dos trabalhos em pequenos grupos; avaliações e autoavaliações sugeridas para os membros do grupo ao final de cada proposta realizada. Após uma sequência de seis atividades experimentais, entrevistas foram conduzidas com cada membro do grupo investigado; posteriormente, tanto as entrevistas quanto as gravações de áudios foram transcritas. Para análise dos dados gerados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva. Entre os resultados, destacam-se as potencialidades e limites de cada proposta de atividades de Química, bem como potencialidades e limites dessa sequência de propostas de atividades experimentais. Assim identificaram-se conhecimentos discentes sobre o trabalho em grupo envolvendo pessoas cegas e videntes, de acordo com o questionário proposto e as avaliações e autoavaliações. Durante as interações sociais, os/as estudantes também explicitaram conhecimentos nas dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais que, em parte, se relacionaram com as características de cada proposta de atividade experimental, bem como com as compreensões sobre a pessoa cega caracterizadas. Alguns desses conhecimentos puderam ser aprofundados no contexto dessa pesquisa, indicando contribuições do processo de ensino e aprendizagem que envolvam pessoas cegas e videntes em atividades experimentais de Química. Foi possível identificar que alguns dos conhecimentos apreendidos no contexto de interações sociais ainda precisam ser aprofundados, direcionando reflexões sobre questões que possam ser consideradas no Ensino de Química.Abstract: Problems regarding the participation of the target audience of Special Education in common spaces of our society have been characterized throughout history. In the school context, different difficulties described in the literature have had repercussions on the teaching and learning processes of these subjects. Among such hindrances are those related to the development and participation of this audience in experimental activities in Science/Chemistry. To overcome these difficulties and favor broader learning, we intended to investigate the potentialities and limitations of proposals for experimental Chemistry activities in small groups, in a context involving blind and sighted people, in a specific public school, for the construction of knowledge, the promotion of social interactions and the possible transformation of students' understanding of blind people. This has enabled reflections that go beyond the learning of concepts, so often overvalued in Science Education, instead of learning as something relevant to student development, considering human diversity. Three proposals for experimental activities were planned and developed, each one in alignment with a group work strategy, besides other characteristics that were considered in their planning to value the participation of blind and sighted people. Qualitative information was constructed through interviews and questionnaires answered before the development of the experimental activity proposals; audio and video recordings during the development of the work in small groups; evaluations and self-evaluations suggested for the group members at the end of each proposal carried out. After a sequence of six experimental activity proposals, interviews were conducted with each member of the investigated group; later, both the interviews and the audio recordings were transcribed. Discursive Textual Analysis was used to analyze the data obtained. The results have highlighted the potentialities and limitations of each one of the proposed Chemistry activities, as well as the potentialities and limitations of the sequence of proposed experimental activities. Thus, students? knowledge about group work involving blind and sighted people was identified, according to the proposed questionnaire, evaluations and self-evaluations. During social interactions, students also evidenced knowledge in the conceptual, procedural and attitudinal dimensions, which was partly related to the characteristics of each experimental activity proposal, as well as to their understanding of blind people. Some of this knowledge was deepened in the context of this research, indicating contributions of the teaching and learning process that involves blind and sighted people in experimental Chemistry activities. It was possible to observe that some of the knowledge acquired in the context of social interactions still needs to be deepened in reflections on issues that can be considered in Chemistry Teaching.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262969
Date: 2024


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