Textos de divulgação científica sobre temáticas socioambientais numa coleção didática de ciências da natureza e suas tecnologias (PNLD 2021)

DSpace Repository

A- A A+

Textos de divulgação científica sobre temáticas socioambientais numa coleção didática de ciências da natureza e suas tecnologias (PNLD 2021)

Show full item record

Title: Textos de divulgação científica sobre temáticas socioambientais numa coleção didática de ciências da natureza e suas tecnologias (PNLD 2021)
Author: Fernandes, Ellen Alves
Abstract: A Divulgação Científica tem importante função no processo de construção do conhecimento científico e uma das formas em que a mesma se materializa é por meio dos textos de divulgação científica. Esses tipos de textos são incorporados frequentemente na estrutura de livros didáticos. Neste estudo, propõe­se uma discussão sobre a entrada e alocação de textos de divulgação científica sobre temáticas socioambientais em livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, aprovados no Plano Nacional do Livro Didático de 2021. Para tanto, busca­se subsídios no dispositivo de análise proposto por Fioresi (2020), adotando uma de suas categorias de análise sobre as características textuais dos textos de divulgação científica. Seguidamente, propomos outras quatro categorias de análises desenvolvidas ao longo do estudo, a saber: i) a correlação entre a distribuição curricular dentro do LD e a inserção dos textos de divulgação científica; ii) a relação entre as temáticas dos textos de divulgação científica e a unidade em que se encontram no livro didático; iii) a alocação dos textos de divulgação científica na estrutura do capítulo do livro didático; iv) as ênfases e falhas entre as temáticas ambientais, a unidade do livro didático e os textos de divulgação científica. Uma última categoria de análise está relacionada às características controversas das temáticas socioambientais abordadas pela entrada da divulgação científica que compõem nosso corpus de análise. Os resultados mostram como esses textos estão circulando no ambiente escolar e, nos indicam que a forma como estão dispostos na estrutura do livro didático podem influenciar na maneira como serão explorados, muitas vezes servindo apenas como elementos de contextualização, motivação e/ou complementação dos conteúdos didáticos, conferindo­lhes aspectos apenas conteudistas, por exemplo, quando trazidos em boxes e exercícios. Dessa forma, considera­se relevante a análise e discussão dessas textualizações, no sentido de que estas possibilitem também vivências e debates, sobretudo, à reflexão crítica que favoreça a construção do conhecimento científico.Abstract: Scientific Dissemination has an important role in the process of building scientific knowledge and one of the ways in which it materializes is through scientific dissemination texts. These types of texts are often incorporated into the structure of textbooks. In this study, a discussion is proposed on the entry and allocation of scientific dissemination texts on socio­environmental themes in Natural Sciences and Technologies textbooks, approved in the 2021 National Textbook Plan. To this end, subsidies are sought in the analysis device proposed by Fioresi (2020), adopting one of his analysis categories on the textual characteristics of scientific dissemination texts. Next, we propose four other categories of analysis developed throughout the study, namely: i) the correlation between the curricular distribution within the LD and the insertion of scientific dissemination texts; ii) the relationship between the themes of scientific dissemination texts and the unit in which they are found in the textbook; iii) the allocation of scientific dissemination texts in the textbook chapter structure; iv) the emphases and gaps between environmental themes, the unity of the textbook and scientific dissemination texts. A final category of analysis will be related to the controversial characteristics of the socioenvironmental themes addressed by the input of scientific dissemination that make up our corpus of analysis. The results show how these texts are circulating in the school environment, and indicate that the way they are arranged in the structure of the textbook can influence the way they will be explored, often serving only as elements of contextualization, motivation and/or complementation of the didactic content, giving them content­only aspects, for example, when presented in boxes and exercises. Therefore, the analysis and discussion of these textualizations is considered relevant, in the sense that they also enable experiences and debates, above all, critical reflection that favors the construction of scientific knowledge.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262882
Date: 2024


Files in this item

Files Size Format View
PECT0585-D.pdf 1.549Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar