A variação de segunda pessoa do singular nas produções orais e escritas de alunos dos anos finais do ensino fundamental da rede pública municipal de Itajaí, SC.

DSpace Repository

A- A A+

A variação de segunda pessoa do singular nas produções orais e escritas de alunos dos anos finais do ensino fundamental da rede pública municipal de Itajaí, SC.

Show full item record

Title: A variação de segunda pessoa do singular nas produções orais e escritas de alunos dos anos finais do ensino fundamental da rede pública municipal de Itajaí, SC.
Author: Souza, Cleber Novais de
Abstract: O presente trabalho investiga a variação dos pronomes tu e você como caracterizadores de segunda pessoa do singular na posição de sujeito, a partir da produção oral e escrita de alunos de oitavo e nono ano de uma escola da rede pública municipal de Itajaí, SC. Para tanto, recorreu-se aos pressupostos da Teoria da Variação e Mudança propostos por Weinreich, Labov e Herzog (2006 [1968]) e Labov (2008 [1972]). No decorrer da pesquisa, foram apresentadas importantes reflexões que embasaram os processos históricos, sociais e culturais que influenciaram ao longo do tempo determinados comportamentos linguísticos em torno das variantes em estudo, com importante atenção aos conceitos predispostos pelas denominadas gramáticas descritivas, normativas e pedagógicas, de forma a correlacioná-los com o uso cotidiano da língua por falantes e escritores de diferentes perfis a se utilizarem da língua portuguesa como língua materna. Nesses contextos, discute-se ainda a importância que os gêneros discursivos da oralidade e da escrita, em consonância com o regramento expresso na BNCC e outros documentos normativos, imprimem ao processo de uso e reflexão da língua, haja vista que foram alguns deles (entrevista, teatro de improviso, debate regrado, podcast e texto dramático) os pontos de partida para que fosse proposta e aplicada uma unidade de ensino com vistas à compreensão dos preceitos e ideias em torno da temática da pesquisa. A investigação envolveu 77 informantes, advindos de regiões diversas do país, apresentando diferentes percepções de mundo, cultura e identidade próprias que fazem com que eles influenciem e sejam influenciados em meio aos seus processos interacionais. Envolvidos em atividades individuais e coletivas, os estudantes, ao passo que ampliaram os conhecimentos acerca da variação da língua, propiciaram a coleta de dados para que fosse possível o mapeamento e a análise dos fatores condicionantes para a consolidação de diferentes e marcantes comportamentos linguísticos. Ou seja, além de investigar a alternância entre os referidos pronomes em seus contextos de produção, alicerçados em gêneros discursivos diversos, buscou-se levar os discentes a refletirem sobre a variação linguística enquanto se averiguava como as variáveis linguísticas (preenchimento do sujeito; concordância verbal; traço semântico; gênero do discurso) e extralinguísticas (local de nascimento do aluno e dos pais; sexo; indivíduo e teoria do poder e da solidariedade) influenciam direta e sistematicamente o fenômeno em estudo. Isso foi possível com a gravação de entrevistas realizadas entre eles, produção de podcasts informativos, gravação da participação dos alunos em uma série de debates regrados e de áudios de apresentações de esquetes teatrais improvisadas. Além disso, considerou-se também a produção escrita de textos dramáticos com temáticas diversas numa tentativa de contrapor os eixos oralidade X escrita, de forma a perceber suas proximidades e distanciamentos. A partir disso, foram coletados 3558 dados, dos quais 64.59% foram do pronome você e 35.41% do pronome tu na função sintática de sujeito. A análise quantitativa das variáveis linguísticas e extralinguísticas é realizada ao longo da exposição, assim como é apresentada uma discussão qualitativa dos dados.Abstract: This project investigates the variation of the subject pronouns tu (you) and você (you) as indicators of the second person singular, based on the oral and written production of eighth and ninth-grade students from a municipal public school in Itajaí, Santa Catarina. For this purpose, the premises of the Variation and Change Theory proposed by Weinreich, Labov, and Herzog (2006 [1968]) and Labov (2008 [1972]) were relied upon. Throughout the research, important reflections are presented to support the historical, social, and cultural processes that have influenced certain linguistic behaviors over time regarding the variants under study, with significant attention to the concepts provided by the so-called descriptive, normative, and pedagogical grammars, in order to correlate them with the everyday use of language by different profiles of speakers and writers who use the Portuguese language as their linguistic reference. In these contexts, the importance of oral and written discourse genres is also discussed, in accordance with the regulations expressed in the BNCC and other normative documents, in imprinting of the process of language use and reflection, given that some of them (interview, improvisational theater, regulated debate, podcasts, and dramatic texts) were the starting points for fostering and applying a teaching unit aimed at understanding the principles and ideas surrounding the research subject matter. The investigation involved 77 informants, coming from different regions of the country, presenting different perceptions of the world, culture and their own identity that make them as individuals influence and be influenced in their interactional processes. Involved in individual and collective activities, the students, while expanding their knowledge about language variation, facilitated data collection so that mapping and analysis of conditioning factors for the consolidation of different and striking linguistic behaviors were possible. In other words, besides investigating the alternation between the mentioned pronouns in their production contexts, based on various discourse genres, the aim was to lead the students to reflect on linguistic variation while examining how linguistic variables (subject filling, verbal agreement, semantic feature, discourse genre) and extralinguistic factors (student's place of birth and their parents, gender, individual and symmetrical/asymmetrical relationships) directly and systematically influence the phenomenon under study.. This was possible with the recording of interviews conducted among the students, the production of informative podcasts, the recording of students' participation in a series of regulated debates, and audio recordings of improv theatrical skits. Additionally, the written production of dramatic texts about various topics was also used in an attempt to contrast orality vs. writing, in order to understand their proximities and distances. From this, 3558 data were collected, of which 64.59% were from the pronoun you and 35.41% from the pronoun tu in the syntactic function of subject. The quantitative analysis of linguistic and extralinguistic variables is carried out throughout the exhibition, as well as a qualitative discussion of the data.
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262881
Date: 2024


Files in this item

Files Size Format View
PPLE0064-D.pdf 5.107Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar