"Física na Cozinha": uma proposta de sequência didática para os componentes curriculares eletivos na área de ciências da natureza e suas tecnologias para o novo ensino médio

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"Física na Cozinha": uma proposta de sequência didática para os componentes curriculares eletivos na área de ciências da natureza e suas tecnologias para o novo ensino médio

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Damásio, Felipe
dc.contributor.author Formentin, Débora de Freitas
dc.date.accessioned 2025-01-22T23:22:20Z
dc.date.available 2025-01-22T23:22:20Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.other 389730
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262862
dc.description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2024.
dc.description.abstract O presente trabalho investiga a reforma e a implementação do Novo Ensino Médio no Brasil e nas escolas da rede estadual de Santa Catarina, com foco na parte flexível do currículo, especialmente nos Componentes Curriculares Eletivos (CCEs) na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A relevância desta investigação decorre da contemporaneidade do tema e da escassez de pesquisas e materiais de apoio para a formação de professores, os quais desempenham um papel fundamental nesse processo de transformação. Para contribuir com os professores nessa implementação, desenvolveu-se um produto educacional para o CCE - Experimentação e outras Práticas Investigativas - com viés direcionado a ?Física na Cozinha?, explorando o funcionamento de eletrodomésticos e sua relação com os conceitos de Termologia e Eletromagnetismo. A fundamentação epistemológica do trabalho é baseada na filosofia da ciência de Paul K. Feyerabend (2011b), enquanto a metodologia aplicada adota a perspectiva da Aprendizagem Significativa Crítica de Moreira (2017). Os resultados obtidos por meio da investigação de variáveis de acordo com a Teoria Fundamentada de Strauss, indicam um potencial relevante para ensino de Física com esta abordagem, uma vez que os alunos partem de situações do cotidiano para explorar os conceitos físicos, facilitando sua compreensão e despertando o interesse para o estudo da disciplina.O presente trabalho investiga a reforma e a implementação do Novo Ensino Médio no Brasil e nas escolas da rede estadual de Santa Catarina, com foco na parte flexível do currículo, especialmente nos Componentes Curriculares Eletivos (CCEs) na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A relevância desta investigação decorre da contemporaneidade do tema e da escassez de pesquisas e materiais de apoio para a formação de professores, os quais desempenham um papel fundamental nesse processo de transformação. Para contribuir com os professores nessa implementação, desenvolveu-se um produto educacional para o CCE - Experimentação e outras Práticas Investigativas - com viés direcionado a ?Física na Cozinha?, explorando o funcionamento de eletrodomésticos e sua relação com os conceitos de Termologia e Eletromagnetismo. A fundamentação epistemológica do trabalho é baseada na filosofia da ciência de Paul K. Feyerabend (2011b), enquanto a metodologia aplicada adota a perspectiva da Aprendizagem Significativa Crítica de Moreira (2017). Os resultados obtidos por meio da investigação de variáveis de acordo com a Teoria Fundamentada de Strauss, indicam um potencial relevante para ensino de Física com esta abordagem, uma vez que os alunos partem de situações do cotidiano para explorar os conceitos físicos, facilitando sua compreensão e despertando o interesse para o estudo da disciplina.
dc.description.abstract Abstract: The presente study investigates the reform and implementation of the New High School in Brazil and in the state schools Santa Catarina, focusing on the flexible part of the curriculum, especially the Elective Curriculum Components(CCEs) in the area of Natural Sciences and their Technologies. The relevance oh this research stems from the contemporary nature of the topic and the scarcity of research and support materials for teacher training, which plays a fundamental role in this transformation process. To assist teachers in this implementation, an educational product was developed for the CCE ? Experimentation and Other Investigative Practices ? with a focus on ?Phisics in the Kitchen?, exploring how household appliances work and their relation to the concepts of the Thermology and Electromagnetism. The epistemological foundation of the works is based on Paul k. Feyerabend?s philosophy of science (2011b), while the applied methodology adopts the perspective of Moreira?s Critical Meaningful Learning (2017). The results obtained througt the investigation of variables according to Strauss?s Grounded Theory indicate significant potential for teaching. Physics with this approach, as students start from everyday situations to explore physical concepts, facilitating their undestanding and sparking interest in studying the subject. en
dc.format.extent 133 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Física
dc.subject.classification Termologia
dc.subject.classification Eletromagnetismo
dc.subject.classification Termodinâmica
dc.subject.classification Micro-ondas
dc.title "Física na Cozinha": uma proposta de sequência didática para os componentes curriculares eletivos na área de ciências da natureza e suas tecnologias para o novo ensino médio
dc.type Dissertação (Mestrado profissional)


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